Depois de um segundo período de encerramento por imposição legal, as Grutas de Mira de Aire reabriram ao público, esta terça-feira, 6 de abril. O presidente do Conselho de Administração das Grutas, Carlos Alberto Jorge, em declarações a O Portomosense, mostra a sua satisfação por após este segundo confinamento as grutas nacionais já terem sido contempladas em termos de autorização para a abertura, quando da primeira vez «estiveram esquecidas até agosto». «Estávamos a ter um início de ano excelente, com um aumento em cerca de 20% do número de visitantes e depois veio a pandemia e só pudemos reabrir em agosto, o que levou a que, em termos globais, tivéssemos em 2020 uma redução de 55% nas visitas», explica. Antes deste segundo confinamento, as Grutas de Mira de Aire estavam, novamente, com grande afluência de visitantes, «parecia até que o mundo ia acabar e no dia seguinte já não havia grutas», diz em tom de brincadeira exemplificando o elevado número de visitantes que o empreendimento voltou a ter.

Para que isso fosse possível, foi feito um investimento muito significativo e elaborado um plano de segurança com regras muito apertadas para cumprir as regras da Direção-Geral da Saúde mas também para que os próprios visitantes se sentissem completamente seguros. «Fomos obrigados a reduzir o número de visitantes por grupo, o que obrigou a que algumas pessoas tivessem de esperar mais de uma hora para poder entrar mas não podíamos fazer de outra forma, embora com muita pena nossa. A título de curiosidade posso dizer que desde que reabrimos em agosto, até dezembro, distribuímos cerca de 80 mil luvas e usámos 65 litros de álcool-gel nos vários dispensadores que temos distribuídos pelo complexo», refere Carlos Alberto Jorge. Em suma, sublinha o responsável, «o espaço é seguro» e respeita «todas as condições de higiene e segurança» que são impostas, por isso, agora só falta mesmo é os visitantes e a expectativa é de que apareçam porque, nos últimos dias, tem havido já várias pessoas a telefonar e a perguntar quando é que podem visitar aquela que foi considerada como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.

As Grutas de Mira de Aire estão abertas ao público durante os dias de semana das 10h30 às 18 horas, e durante o fim de semana, das 10 às 13 horas.

Isidro Bento | revisão