Já foi entregue, no passado dia 4 e coincidindo com o 97.º aniversário da freguesia da Calvaria de Cima, o primeiro cabaz «à família do primeiro bebé» nascido em 2022, Maria de São José. A entrega deste cabaz insere-se na iniciativa Crescer Calvaria que, conforme O Portomosense já tinha noticiado, tem programados apoios «que conduzam ao aumento da natalidade e à fixação e melhoria das condições de vida das famílias residentes na freguesia». O presidente da Junta de Freguesia, Luís Silva, frisa que este é «um miminho» para a população, nomeadamente para as pessoas que «vêm de fora viver para a Calvaria». «É também uma forma de integrar as pessoas na sociedade. Quando fiz a campanha andei porta a porta, moro aqui há 35 anos e havia muitas pessoas que eu não conhecia e com estas iniciativas estamos também a integrar as pessoas na sociedade», acredita.

Luís Silva diz que houve uma «aceitação excelente» desta iniciativa que conta com a parceria da Farmácia Nadina Nogueira e com a Clínica de Santa Marta. Além dos cabazes «com produtos de higiene e bem-estar» para os recém-nascidos, a Clínica de Santa Marta «oferece a primeira consulta de pediatria e depois 15% de desconto até aos 2 anos da criança em consultas de pediatria».

Recorde-se que podem candidatar-se a este apoio os «agregados familiares residentes na freguesia da Calvaria de Cima» e o requerente deve estar «recenseado na freguesia». O requerente e qualquer membro do agregado familiar «não pode ter quaisquer dívidas para com a Junta de Freguesia, com a Segurança Social ou com a Autoridade Tributária». O pedido de apoio, dirigido ao presidente da Junta, tem de ser feito até «120 dias seguidos» após o nascimento do bebé.