Realizou-se no passado dia 7 de março, em São Bento, o Jantar do Cabouqueiro, organizado pela Comissão de Festas da Pascoela. O evento teve o propósito de homenagear a profissão de cabouqueiro, profissão essa muito digna e histórica no entender a empresa Frazizel que, em parceria com a Junta de Freguesia de São Bento e o Câmara Municipal de Porto de Mós, apoiou esta iniciativa.

O Jantar do Cabouqueiro contou com a presença de 350 pessoas. A anteceder o jantar realizou-se o jogo da pedra, dinamizado pela Assimagra e Cluster dos Recursos Minerais, e que confrontou os participantes com desafios mentais, físicos e de sorte.

De acordo com nota de imprensa enviada à nossa redação pela Frazizel, «a pedra está em todo o mundo desde sempre e trabalhar um recurso natural não é para qualquer um. O sucesso do cabouqueiro está na junção do seu conhecimento e experiência às novas tecnologias acompanhando assim a evolução e competitividade do mundo em que vivemos». Nesse sentido, a empresa de engenharia metalomecânica sediada em Pé da Pedreira, Alcanede, refere na mesma nota que «a inovação e a tecnologia disponível permitem melhorar a segurança e as condições económicas e físicas do Cabouqueiro/Fazer mais com menos» e faz votos para que o cabouqueiro «continue a levar a pedra e Portugal para o mundo inteiro».

O setor da pedra é altamente exportador (118 países em 2019) e é o segundo setor a nível nacional que acrescenta mais valor (VAB). A zona Centro é uma das maiores empregadoras deste setor.