Foi inaugurado no último fim de semana de março um monumento de homenagem, na Batalha, ao etnógrafo e investigador José Travaços Santos, de 93 anos, que dedica a sua vida à tradição, ao património e à cultura.
A cerimónia de homenagem contou com a presença do próprio.
Após um almoço de convívio no restaurante Etnográfico da Golpilheira, seguiu-se a cerimónia de inauguração na Praça Mouzinho de Albuquerque, dinamizada por um grupo de amigos ao qual se juntou o Município da Batalha, o Centro do Património da Estremadura (CEPAE), o Rancho Rosas do Lena e outras entidades concelhias.
Dezenas de pessoas estiveram presentes na inauguração da peça criada pelo artista de Porto de Mós, Rui Basílio.
“José Travaços Santos. Batalhense ilustre na cultura, história, etnografia, poesia e na defesa do associativismo, do património e da Pátria”, é a gravação que se pode ler na lombada do livro de pedra do monumento.
Outra obra faz também parte da peça, que se encontra deitada, a servir de base para a estrutura em ferro do busto do homenageado que se encontra direcionado para o Mosteiro.
Aos presentes foi explicado que o monumento se vê melhor ao longe sendo possível ver melhor os traços representados no ferro.
Foto | Abdul Cecilio Alouhmy