Um jovem de 19 anos foi esta quarta-feira detido no concelho de Porto de Mós, pela GNR, por suspeitas de violência doméstica sobre a ex-companheira, da mesma idade.
Em comunicado enviado a’O Portomosense, o Comando Territorial de Leiria informa que a detenção foi efetuada por elementos do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), que no âmbito de uma investigação por violência doméstica apuraram “que o agressor infligia, de forma reiterada, agressões verbais e psicológicas, proferindo, ainda, ameaças contra a integridade física e mesmo contra a vida da sua ex-namorada”.
Além da detenção, as autoridades procederam ainda a duas buscas, uma domiciliária e outra à viatura do jovem, tendo apreendido uma arma de caça, uma pistola de alarme, diversos cartuchos, uma navalha de lamina dupla e ainda um machado.
O suspeito irá ser presente no Tribunal Judicial de Leiria para aplicação das medidas de coação.
Um crime público
“A violência doméstica é um crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva”, recorda ainda a GNR num comunicado onde se encontram os seguintes meios de pedido de ajuda:
- Portal Queixa Eletrónica (queixaselectronicas.mai.gov.pt);
- Via telefónica, através do número de telefone 112;
- Posto da GNR mais próximo à sua área de residência
- Aplicação App MAI112, disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos (112.pt/Paginas/Home.aspx);
- Aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas (gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca).