O portomosense Santiago Almeida estreou-se, na passada semana, com as cores da seleção nacional de futebol. O jovem foi um de 84 atletas que estiveram em observação na Cidade do Futebol, em Lisboa, com vista à participação no Torneio das Nações 2023 do escalão de sub-15. O primeiro jogo da prova é dia 25 de abril, mas a convocatória, de somente 23 jogadores, ainda não foi divulgada. Santiago Almeida, no entanto, não está muito confiante na sua chamada imediata: «Talvez para o próximo ano», diz a O Portomosense, salientando que o período de estágio, contudo, «correu bem». «Diverti-me e aprendi muitas coisas», revela. Para a mãe, Sílvia Almeida, «a experiência foi única, ele ficou muito feliz» e os pais «muito orgulhosos. É fruto de esforço, empenho e dedicação ao que realmente o faz feliz, jogar futebol».
O jovem até já tinha marcado presença em convocatórias distritais, mas esta foi mesmo a primeira vez que foi chamado a representar o conjunto das quinas, num Torneio Inter-Seleções que decorreu de 5 a 8 de abril. O avançado da União Desportiva de Leiria (UDL), com 14 anos, era dos mais novos numa convocatória composta maioritariamente por atletas que, para o ano, jogarão no escalão superior – sub-17 –, e o único a representar o distrito e o emblema coliponense. Santiago Almeida ainda não sabe se, na próxima época, irá avançar para a equipa de juniores no clube do Lis, mas terá ainda idade de iniciado. Essa subida é algo que ambiciona, confessa, mas, para já, está focado na presente temporada.
De castelo ao peito
O jovem atleta iniciou-se aos três anos nas lides do futebol, ao serviço do clube da terra de onde é natural, a Associação Desportiva Portomosense, e de onde saiu aos oito anos, rumo a Lisboa – e ao Sport Lisboa e Benfica. Das quatro idas semanais à capital passou depois, desde 2018, a viajar para Leiria. Uma «experiência que está a ser boa» e que muito ensinou a Santiago Almeida, diz o próprio.
Os iniciados da UDL estão atualmente na fase de manutenção e descida, mas o jovem avançado, que é um dos destaques desta época, com 18 golos em 22 jogos, está confiante: «Estamos encaminhados e vamos manter», acredita, reforçando que «a equipa está unida». O próximo encontro dos jovens da UDL decorre este domingo, no Campo da Portela, frente ao Marinhense, pelas 16 horas.
Revisão | Catarina Correia Martins