«Vencemos esta liga e agora queremos mais!». Foi com esta forte afirmação que Martim Ribeiro, jovem atacante da União Desportiva de Leiria (UD Leiria), se dirigiu aos microfones de O Portomosense no passado dia 20 de maio, em pleno Estádio do Jamor. Aquele sábado, que poderia muito bem ter sido apenas mais um na vida desportiva do camisola 77 unionista, dificilmente lhe sairá da memória. Com apenas 17 anos, ergueu o seu primeiro troféu enquanto profissional depois de ver a sua equipa bater, na final da Liga 3, o histórico Belenenses por 1-0.
«Esta é uma sensação incrível. Nunca tinha vencido um troféu assim nos campeonatos profissionais e agora vou com esta equipa para a segunda divisão. A promoção é merecida», vincou o atleta por entre efusivos festejos junto dos seus companheiros de balneário.
Na presente temporada, Martim Ribeiro repartiu a sua agenda entre compromissos com os sub-17, os sub-19 e os seniores do emblema da cidade do Lis. Pela equipa “A”, participou num encontro da Taça de Portugal, frente ao Marinhense, e também num jogo da Liga 3, frente ao Moncarapachense, tendo assinado um golo e uma assistência na estreia neste campeonato.
A UD Leiria chegou a esta final após ter garantido o primeiro lugar no respetivo grupo da Fase de Subida, onde também se encontravam Braga B, Alverca e Felgueiras. Já o vencido Belenenses, que também conquistou a primeira posição na sua fase de subida, deixou para trás Vilaverdense, Sanjoanense e Amora. Valdir Júnior, lateral direito brasileiro, marcou o único golo da tarde no Estádio Nacional logo aos 10 minutos, na sequência de um forte remate desferido fora de área e que só parou dentro das redes defendidas por David Grilo, levando ao rubro os milhares de adeptos leirienses que se deslocaram a Oeiras.
Na próxima época a União Desportiva de Leiria vai disputar a Liga Portugal 2, aproximando-se, assim, do grande objetivo que é regressar aos grandes palcos do futebol nacional onde esteve, pela última vez, na temporada 2011/12.
Foto | Luís Vieira Cruz