Tomou posse no passado dia 8 o novo executivo do projeto Jovem Autarca de Porto de Mós, eleito no dia 24 de fevereiro. Além de Isa Ferreira (presidente), António Ismail e Mariana Braizinha (vereadores), vão compor o executivo quatro conselheiros nomeados pelos três eleitos. São eles Francisco Matos, Bianca Santo, Bianca Sá e Filipe Domingos.
Na cerimónia, que decorreu no Cineteatro de Porto de Mós e em que subiram a palco todos os proponentes a Jovem Autarca, Isa Ferreira começou por dizer ser «uma grande honra» assumir «este papel». «O projeto Jovem Autarca deve orgulhar-nos a todos. É a possibilidade de termos voz ativa e de pormos em prática as nossas ideias», acrescentou. A nova jovem autarca considera que «agora é tempo de, juntos, com a equipa eleita e nomeada, dar o melhor». «Como presidente, tentarei não falhar e, com toda a humildade e espírito de trabalho, corresponder às expectativas», concluiu.
O presidente da Câmara, Jorge Vala, que deu posse aos novos membros integrantes deste organismo, reiterou que este projeto é importante por fomentar a «democracia participativa, pela parte dos jovens, que aderiram em massa logo no primeiro ano». Na opinião do autarca, apesar de com esta tomada de posse se iniciar um ano de trabalho, «o mais importante acabou por já ter acontecido»: «São as vossas ideias, as vossas propostas, mais de 80, que recebemos de braços abertos e muitas delas acabam por ser determinantes para nós [executivo municipal] percebermos o que é que a sociedade civil pensa, o que sente e, sobretudo, o que entende como mais útil e mais urgente, para que o Município possa executar», afirmou.
Jorge Vala alertou que, «ao contrário do que aconteceu no ano passado», este ano a equipa terá de ter «mais disponibilidade para partilhar algum do seu tempo com o presidente da Câmara». «Quero que percebam o que é uma reunião de Câmara, eventualmente das públicas, mas também daquelas que o não são; a participação em assembleias municipais, também para vocês perceberem o que é que nós passamos. E, sobretudo, a participação num dia de trabalho do presidente de Câmara, as reuniões que temos… Isto acaba por ser muito interessante», explicou.
O autarca frisou estar «muito contente» com todos os 29 candidatos, adiantando que todos terão «participação ativa», ainda que a maior parte do trabalho venha a ser desenvolvido pelos eleitos. «O importante é que participem naquilo que é a vida autárquica do Município de Porto de Mós», terminou.
Foto | Catarina Correia Martins