A Diocese de Leiria-Fátima leva a efeito, nos dias 25 e 26 do próximo mês de julho, a Festa da Juventude, este ano na vila de Porto de Mós. De acordo com uma nota enviada à nossa redação, são os jovens os protagonistas da festa, em que se pretende «encerrar em ambiente de festa estes dois anos que a Diocese dedicou particularmente à pastoral juvenil e promover o encontro dos jovens da diocese, sem esquecer as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) que se aproximam».

No programa, que ainda está a ser preparado, haverá «várias dinâmicas ao estilo de festival», em que os participantes iniciam as atividades pela manhã do dia 25 e ao longo do dia «podem escolher os cerca de 20 workshops que estarão em vários pontos da vila». Estão previstos «workshops de música, atividades radicais, desporto, oração, meditação, teatro, escape room, auto-conhecimento, arte, entre outras surpresas que em breve serão reveladas. Ao longo do dia também haverá possibilidade de celebrar o sacramento da Reconciliação no Parque Verde de Porto de Mós», refere a dita nota.

Durante o dia haverá diversos concertos de rua, mas o grande momento musical será ao ar livre, no Parque Verde, com a participação da Banda Missio, que «já confirmou a presença».

O último dia da Festa da Juventude, domingo, inicia-se com a celebração de uma Missa campal no Jardim da Esplanada, presidida pelo cardeal D. António Marto, prelado da diocese.

Após a celebração haverá um almoço convívio no jardim e «à tarde, a encerrar a Festa da Juventude, realiza-se o MC’Fest, festival da canção de mensagem cristã da Diocese. A Festa da Juventude termina na tarde de domingo, com o anúncio do vencedor do festival», lê-se no documento.

Os jovens inscritos irão pernoitar no pavilhão polidesportivo, cedido pela Câmara Municipal, e as refeições serão confecionadas pelos pais do Agrupamento de Escuteiros de Porto de Mós.

A Festa da Juventude é organizada pela diocese de Leiria-Fátima e conta com o apoio da Paróquia de Porto de Mós, Câmara Municipal e «várias instituições que têm mostrado grande entusiasmo com a sua realização».