«O caminho faz-se caminhando e hoje demos mais um passo na melhoria da URD Juncalense». Foi assim que a União Recreativa e Desportiva Juncalense (URD Juncalense) divulgou, através da sua página no Facebook, o feito alcançado. No passado dia 29 de março, a URD Juncalense comunicou que recebeu o parecer favorável à atribuição do Estatuto de Utilidade Pública. Desde a sua constituição em 1970, a associação sem fins lucrativos tem vindo a desenvolver diversas atividades, nomeadamente no âmbito do desporto, em «especial através da promoção e desenvolvimento da prática de modalidades como o futsal, o ciclismo, a natação e o atletismo», segundo se pode ler no despacho publicado no Diário da República, participando o clube «regularmente em eventos ou provas desportivas». Fazem parte da URD Juncalense, «atletas, federados e não federados, de ambos os géneros e em diversos escalões etários, dando especial atenção aos escalões mais jovens, sendo a formação um dos seus principais objetivos».

Regulamente são organizadas «diversas iniciativas direcionadas para a promoção da igualdade de género e ações de solidariedade social, designadamente através da recolha de bens alimentares para famílias carenciadas ou para animais recolhidos em abrigos».

O Estatuto de Utilidade Pública agora atribuído, tem um prazo de 10 anos a partir da publicação do despacho. O anúncio, publicado na página de Facebook do clube, acabou por receber felicitações de várias pessoas, pelo feito conquistado.

Revisão | Catarina Correia Martins