A Junta de Freguesia de Serro Ventoso entregou, à semelhança do que tem feito nos últimos anos, cheques aos alunos em fim de ciclo, do pré-escolar e do 1.º ciclo, ou seja, 4.º ano. Os cheques foram no valor de 150 euros para os alunos do pré-escolar e de 200 euros para os finalistas do 4.º ano. Foi também entregue ao melhor aluno um prémio monetário de 75 euros. Carlos Cordeiro, presidente da Junta de Freguesia, frisa que, em relação ao prémio do melhor aluno, é importante para «premiar os bons alunos, que estudam e se empenham e por isso devem receber um mimo, até para haver competição» saudável entre os estudantes. Em relação aos cheques de final de ciclo, o autarca destaca que o principal objetivo é «recompensar os pais e os alunos que fazem a pré-escola e a primária em Serro Ventoso». O presidente acredita que esta pode ser uma medida de «combate da desertificação» numa altura em que cada vez existem menos alunos nas aldeias serranas: «Temos pais que vivem na zona de serra e depois levam os alunos para a escola em Porto de Mós e era importante que todos os pais tivessem os miúdos na sua área de residência. Estamos a fazer centros escolares nas vilas e a acabar com as escolas nas aldeias».

O valor dos cheques é pago «em equipamento escolar», ou seja, não pode ser utilizado para qualquer outro uso. Para Carlos Cordeiro os valores em causa são «uma grande ajuda», embora não saiba «quanto custa o material todo», acredita que estes 150 e 200 euros representam um grande incentivo. Os alunos também agradecem e fazem questão de dizer, conta entre risos o presidente, que o «dinheiro é para eles e não para os pais».

Carlos Cordeiro admite que não existe uma clara certeza que este tipo de iniciativas têm impacto na escolha dos pais, não existem dados concretos para avaliar, no entanto há essa esperança. «Felizmente Serro Ventoso ainda continua com a pré e com as duas turmas na primária, São Bento por exemplo já só tem uma», destaca o presidente, que garante ainda que enquanto estiver à frente dos destinos da Junta continuará a ajudar a comunidade escolar.