A Associação de Bem Estar em Cruz da Légua, a responsável pelo lar local, poderá ser a próxima parceira do Rodas d’Aço Motor Clube, da Tremoceira, no projeto de solidariedade e de combate ao desperdício alimentar Rodas Food – Rodar para Alimentar.
A revelação foi feita pelo presidente da Câmara, Jorge Vala, na última reunião pública do executivo municipal, que teve lugar nas Pedreiras, a sede da freguesia a que ambas as associações pertencem. Jorge Vala disse que na sequência da visita que fez à freguesia antes da reunião, lançou o desafio à direção do lar da Cruz da Légua para se tornar no novo parceiro do Rodas d´Aço naquele projeto que aplica o conceito Refood à realidade local.
O responsável autárquico explicou que «o Rodas Food apoia, todas as quartas-feiras e sábados mais de 20 famílias com alimentos que recolhe numa grande superfície comercial. Esse trabalho tem sido desenvolvido através de uma parceria com uma IPSS do Juncal que vai descontinuar esse apoio no final do ano». Então, como a Câmara reconhece grande mérito a este projeto e defende que «deve continuar e pela mão da entidade que o criou», Jorge Vala entendeu desafiar o Lar da Cruz da Légua a vir a ser o próximo parceiro da associação.
Da primeira reação dos responsáveis da associação, o autarca nada disse, muito menos se o desafio feito teria sido previamente acordado com a promotora do projeto. Em contrapartida, destacou os méritos do Rodas Food dando como exemplo a ação desenvolvida nas últimas Festas de São Pedro. «Este projeto de refood foi acentuado este ano, durante as Festas, com a parceria com as Juntas de Freguesia do concelho. Conseguiram entregar mais de 1500 refeições, o que permitiu que centenas de pessoas usufruíssem ou, pelo menos, pudessem saborear aquilo que são as Tasquinhas de Porto de Mós e que por dificuldades económicas não o fazem», realçou, lembrando que com o apoio das juntas foram entregues mais de 700 quilos de refeições confecionadas».
Foto | Associação de Bem Estar em Cruz da Légua