A ligação da Autoestrada do Norte (A1) ao Itinerário Complementar 9 (IC9) em São Mamede está a ser avaliada pela Câmara da Batalha, em conjunto com o Município de Ourém, no entanto, em declarações a O Portomosense, o presidente da autarquia batalhense, Raul Castro, adianta que «o processo, já com alguns anos, está em fase de diligências e, por isso, vai demorar mais algum tempo».
O autarca considera esta uma ligação importante, beneficiando quem se dirige a Fátima: «Quem está no IC9, para entrar em Fátima tem que sair na Loureira, na vila de Santa Catarina da Serra, concelho de Leiria, e esta zona, como está saturada de trânsito, não consegue dar resposta a quem se desloca a Fátima, que não seja pela autoestrada», explicou. Para além de solucionar esse problema, o autarca revela que esta ligação da A1 ao IC9 daria ainda «suporte a uma nova zona industrial».
«Ficámos de apresentar o esboço da nova via à Infraestruturas de Portugal» e só depois de validado, será então submetido superiormente para suprir «esta necessidade, que esperamos que se concretize», sublinhou. Em relação ao financiamento do projeto, Raul Castro avança que «vai depender das negociações», mas que irá «aproveitar o quadro comunitário».