A última reunião camarária pública e descentralizada, nas Pedreiras, motivou alguma participação pública por parte dos fregueses. Uma das intervenções partiu de uma moradora da Rua da Feteira, precisamente de Pedreiras, que pediu a instalação de lombas no local, uma vez que «há muitas crianças» a brincar na estrada e os automóveis passam «em velocidades realmente muito muito exageradas».
Em resposta, o presidente do Município, Jorge Vala, fala de «falta de civismo». «Temos tentado evitar resolver esse problema [dessa forma], acabamos por penalizar toda uma comunidade, porque não é agradável para ninguém percorrer uma rua com lombas». Ou seja, garantiu que vão ser avaliadas «outras soluções», nomeadamente sinalética luminosa vertical e horizontal. E deu o exemplo do que vai acontecer na Tremoceira, junto ao Café Principal, onde vai ser colocada «uma passadeira que não tem lomba, por recomendação das Estradas de Portugal (EP)».
Ainda segundo a EP, um outro fator dissuasor de velocidade é a pintura a vermelho de 25 metros de cada lado da estrada, «com pinásios ao meio», a acompanhar a paragem de autocarro, e é isso que vai ser instalado na N242- 4. «Para evitar, numa estrada como aquela, que tem tanto trânsito, não serem os veículos prejudicados, se um carro passar em lombas muitas vezes, acaba por danificar, se pudermos evitar, evitamos», concluiu.
Com Isidro Bento
Foto| Bruno Fidalgo Sousa