O portomosense, Luís Bento Rodrigues, que desde 2019 é chefe de gabinete do Reitor da Universidade de Coimbra (UC), tomou posse e prestou juramento no passado dia 1 de março enquanto administrador adjunto, da mesma universidade.

O cargo que o jovem, natural de Serro Ventoso, passa a exercer em acumulação com aquele que já detinha, é um dos cargos estatutários da Universidade de Coimbra, o segundo mais alto dos dirigentes da UC, a seguir ao de administrador e antes de chefe de gabinete, e corresponde em termos da Função Pública ao de sub-diretor geral. Atualmente a administração, o serviço de apoio central à governação da UC, é dirigida pelo administrador (vice-reitor, Luís Neves) que tem a coadjuvá-lo Luís Bento Rodrigues.

Em declarações ao nosso jornal, Luís Bento Rodrigues diz assumir as novas funções «com espírito de missão», sublinhando que «é uma honra assumir estas funções nesta casa, no dia em que completa 731 anos de história e que conta com uma comunidade de 30 mil membros». O jovem portomosense dirige ainda um cumprimento especial aos seus conterrâneos a quem, segundo ele, deve «a educação e formação» e agradece «o apoio dado ao longo dos anos». As freguesias de Serro Ventoso e de Monsanto (Alcanena), onde tem as suas raízes familiares, já vieram a público dar-lhe os parabéns pelo novo cargo.

Luís Carlos Bento Rodrigues, 33 anos, é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da mesma universidade. Enquanto estudante da UC, foi eleito por mais de uma vez, pelos seus pares, como um dos seus representantes nos órgãos de gestão da universidade. Em 2019 foi convidado pelo novo reitor da Universidade de Coimbra, para ser seu chefe de gabinete.