Início » Mais de 1400 crianças ajudam a erguer mural sustentável no Juncal

Mais de 1400 crianças ajudam a erguer mural sustentável no Juncal

14 Outubro 2023
Bruno Fidalgo Sousa

Texto

Partilhar

Bruno Fidalgo Sousa

14 Out, 2023

São 90 quilogramas de plástico reciclado, num total de mais de 1400 azulejos, um por cada criança que participou na Semana da Educação. O tema do evento, em maio e junho últimos, foi precisamente Sentir Juncal. Agora, o resultado está desde 23 de setembro (quando foi inaugurado no âmbito da Festa do Freguês) à vista de todos os que passarem pela N242-4: um colorido mural a «puxar um pouco à alegria» de um antigo e «cinzento» muro de contenção de terras, conforme explica a arquiteta juncalense Ana Rita Rodrigues, que assina a conceção da obra.

Desenhou em aguarela «cerca de 18 padrões, um por cada escola participante», «formas muito básicas, para simbolizar os primeiros passos das crianças na arte da pintura». Algumas dessas crianças quiseram também deixar o seu cunho pessoal no azulejo que lhes foi destinado e «acompanharam o nome com um desenho», «o que é muito giro também para perceber a personalidade de cada um» e que resulta numa espécie de «jogo de procura», já que «algumas param lá e vão procurar o nome delas. Demora algum tempo, são muitos azulejos», graceja a arquiteta.

O objetivo da obra, diz a O Portomosense Ana Rita Rodrigues, foi «sensibilizar para o tema da Sustentabilidade. E também porque o Juncal é o berço de uma antiga fábrica de azulejo». «E então o que nós fizemos foi uma reinterpretação do azulejo de cerâmica, da matéria-prima», completa. A juncalense é co-fundadora da TailoredTile, uma empresa que, desde 2017, é responsável pela produção de azulejo em plástico 100% reciclado, através do desperdício gerado pela indústria. Para este mural, a TailoredTile doou 90 quilogramas de azulejo reciclado, uma forma de sensibilizar também «para a economia circular».

Foto| Bruno Fidalgo Sousa

Publicidade

Este espaço pode ser seu.
Publicidade 300px*600px
Half-Page

Primeira Página

Em Destaque