A vila do Juncal foi a localização escolhida este ano para mais uma Semana da Educação, promovida pelo Município de Porto de Mós. Nesta edição, segundo a vereadora com o pelouro da Educação, Telma Cruz, participaram mais de «2000 crianças de escolas e instituições do concelho, acompanhadas de jovens com a função de guias, bem como de professores e auxiliares».
Com o objetivo de comemorar o Dia Internacional da Criança (1 de junho) e de dar a conhecer às crianças do concelho a freguesia do Juncal, de uma forma lúdica, recreativa e cultural, promovendo ainda a coesão territorial e social, e «novas aprendizagens com a comunidade e as entidades locais», foram desenvolvidas «35 atividades direcionadas para a sensibilização para a adoção de comportamentos mais saudáveis, amigos do ambiente e cívicos, promovidas por 21 entidades diferentes». Durante estes dias de «convívio entre os alunos e a população local», passados ao ar livre e em contacto com a natureza, viveram-se momentos «de muita alegria e boa energia», dando a oportunidade às crianças de aprender e de se desafiarem, de uma forma lúdica e divertida», reforçou a vereadora. Foram organizadas visitas a exposições, espaços culturais e emblemáticos da vila, entre eles, a Biblioteca, o quartel dos Bombeiros, a Quinta da Júlia dos Ovos e a exposição Ética na Vida e no Desporto. À sua disposição as crianças tiveram ainda, entre outras diversões, os insufláveis, uma pista de bicicletas, um carrossel, um pula pula, um cantinho dos animais, ateliers e vários jogos direcionados às crianças do 1.º e 2.º ciclo das várias escolas do concelho.
A organização tem vindo «a melhorar, quer na oferta de atividades, quer na dinâmica do evento», pelo menos, foi esse o feedback dado pelos professores e pelas entidades participantes, avançou a vereadora da Educação. A dinâmica de levar a Semana da Educação a cada uma das freguesias consegue ser, nas palavras de Telma Cruz enriquecedora, «na medida em que dá a conhecer aos alunos e, por conseguinte, às suas famílias, locais e costumes diferentes que, muitas vezes, voltam a ser visitados em família», frisou.
Doze participantes no “Crianças ao Palco”
O concurso de música Crianças ao Palco foi a última atividade integrada na Semana da Educação, que aconteceu a 2 de junho, no Largo da Igreja de São Miguel. O Largo e a escadaria encheram-se de gente para apoiar, ver e ouvir os mais pequenos naquela noite de festa. Ao todo foram 12 as crianças, de oito escolas do concelho, que deram a conhecer a sua voz ao público e ao júri presente.
As medalhas foram entregues, depois, aos três primeiros classificados. O primeiro prémio foi para Brian Oliveira, da EB1 de Mira de Aire, o 2.º lugar foi atribuído a Samuel Tavares, aluno da EB1 n.º2 de Mira de Aire e em terceiro ficou a aluna Dalila Mouco, da EB1 de Calvaria de Cima.
Rita Santos Batista| texto