Início » Mais de 2000 crianças participaram na Semana da Educação no Juncal

Mais de 2000 crianças participaram na Semana da Educação no Juncal

12 Junho 2023
Luís Vieira Cruz

Texto

Partilhar

Luís Vieira Cruz

12 Jun, 2023

A vila do Juncal foi a localização escolhida este ano para mais uma Semana da Educação, promovida pelo Município de Porto de Mós. Nesta edição, segundo a vereadora com o pelouro da Educação, Telma Cruz, participaram mais de «2000 crianças de escolas e instituições do concelho, acompanhadas de jovens com a função de guias, bem como de professores e auxiliares».

Com o objetivo de comemorar o Dia Internacional da Criança (1 de junho) e de dar a conhecer às crianças do concelho a freguesia do Juncal, de uma forma lúdica, recreativa e cultural, promovendo ainda a coesão territorial e social, e «novas aprendizagens com a comunidade e as entidades locais», foram desenvolvidas «35 atividades direcionadas para a sensibilização para a adoção de comportamentos mais saudáveis, amigos do ambiente e cívicos, promovidas por 21 entidades diferentes». Durante estes dias de «convívio entre os alunos e a população local», passados ao ar livre e em contacto com a natureza, viveram-se momentos «de muita alegria e boa energia», dando a oportunidade às crianças de aprender e de se desafiarem, de uma forma lúdica e divertida», reforçou a vereadora. Foram organizadas visitas a exposições, espaços culturais e emblemáticos da vila, entre eles, a Biblioteca, o quartel dos Bombeiros, a Quinta da Júlia dos Ovos e a exposição “Ética na Vida e no Desporto”. À sua disposição as crianças tiveram ainda, entre outras diversões, os insufláveis, uma pista de bicicletas, um carrossel, um pula pula, um cantinho dos animais, ateliers e vários jogos direcionados às crianças do 1º e 2º ciclo das várias escolas do concelho.

A organização tem vindo «a melhorar, quer na oferta de atividades, quer na dinâmica do evento», pelo menos, foi esse o feedback dado pelos professores e pelas entidades participantes, avançou. A dinâmica de levar a Semana da Educação a cada uma das freguesias consegue ser, nas palavras de Telma Cruz enriquecedora, «na medida em que dá a conhecer aos alunos e, por conseguinte, às suas famílias, locais e costumes diferentes que muitas vezes voltam a ser visitados em família», frisou.

Crianças ao Palco

O concurso de música Crianças ao Palco foi a última atividade integrada na Semana da Educação, que aconteceu a 2 de junho, no Largo da Igreja de São Miguel. O Largo e a escadaria encheram-se de gente para apoiar, ver e ouvir os mais pequenos naquela noite de festa. Ao todo foram 12 as crianças, de 8 escolas do concelho, que deram a conhecer a sua voz ao público e ao júri presente.

As medalhas foram entregues, depois, aos três primeiros classificados. O primeiro prémio foi para Brian Oliveira, da EB 1 de Mira de Aire, o 2.º lugar foi atribuído a Samuel Tavares, aluno da EB1 nº2 Mira de Aire e em terceiro ficou a aluna Dalila Mouco, da EB1 Calvaria de Cima.

Fotos | DR

Publicidade

Este espaço pode ser seu.
Publicidade 300px*600px
Half-Page

Primeira Página

Em Destaque