A Avenida de Santo António voltou a ser pequena demais para tanta gente. O motivo, esse, já estava há muito marcado na agenda e a população não quis por nada faltar, assim como praticamente toda a comitiva do executivo camarário e outras individualidades. O tradicional Desfile das Marchas Populares, que todos os anos traz cor e vida àquela artéria da vila de Porto de Mós na noite de São Pedro, voltou a não desiludir e voltou a mostrar que este é um dos eventos que mais move as pessoas, sejam novos ou velhos, mulheres ou homens.
Este ano, o emblemático Desfile das Marchas Populares, que decorre inserido na programação das Festas de São Pedro, contou com uma novidade. Às cinco marchas “residentes” juntou-se uma nova. Com 30 marchantes, a Associação de Desenvolvimento Comunitário de Porto de Mós (ACMÓS) do Juncal estreou-se com as Lavadeiras do Rio da Fonte. Antes disso, já O Castelo – Associação Cultural de Porto de Mós tinha mostrado como se fazem Danças na Fonte do Castelo.
Num novo banho de cor, os 32 marchantes da Associação Amigos de São Miguel exibiram a Calçada Portuguesa e, perante o olhar atento do público, a Associação Cultural de Pedreiras mostrou que Pedreiras Dança na Chuva, numa marcha em que o lilás foi a cor predominante. O maior grupo, com 57 marchantes, era o da Associação Serviço e Socorro Voluntário de São Jorge que na sua marcha não quis deixar escapar uma efeméride digna de celebração: 40 Anos de Marchas. Coube à Associação de Educação, Cultura e Solidariedade do Instituto Educativo do Juncal “encerrar” o tradicional desfile na Avenida de Santo António, onde os 42 marchantes contaram e cantaram Uma História de Encantar.
Voltou-se a marchar três dias depois, a 1 de julho, mas desta vez no recinto das Festas de São Pedro. Como é hábito todos os anos, as seis marchas e os respetivos 233 marchantes voltaram a mostrar o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos meses numa atuação a que ninguém ficou indiferente.
O Castelo – Associação Cultural de Porto de Mós
Associação de Desenvolvimento Comunitário de Porto de Mós (ACMÓS) do Juncal
Associação Amigos de São Miguel
Associação Cultural de Pedreiras
Associação Serviço e Socorro Voluntário de São Jorge
Associação de Educação, Cultura e Solidariedade do Instituto Educativo do Juncal
Fotos | Luís Vieira Cruz