Férias Pro é o nome do novo projeto do Município de Porto de Mós que irá «permitir aos jovens, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos, durante o verão, ter uma experiência em contexto de trabalho», como explica a vereadora Telma Cruz. Com «250 vagas disponíveis», foram colocados «67 jovens dos 70 inscritos», que durante uma semana entre julho e agosto têm a oportunidade de contactar com «instituições de cariz social» do concelho, fazendo trabalho auxiliar. A vereadora explica ainda que «a seleção dos jovens teve em conta a ordem de inscrição e o número de vagas para o local escolhido».
O objetivo deste programa, que vem dar seguimento ao tema deste ano do projeto educativo (solidariedade), passa por «estimular o empreendedorismo e o trabalho em equipa» , contribuindo ainda para «promover a fixação e a atração de jovens para o concelho», acrescentou. A vereadora revela que o projeto «já estava previsto no programa eleitoral como uma das políticas a desenvolver na área da juventude» e futuramente existe a possibilidade de «alargar também às empresas e ao comércio», revela. As Férias Pro foram bem acolhidas pelas entidades parceiras, pelos encarregados de educação e pelos jovens, sendo que «o Município tem recebido diversos e-mails e mensagens a felicitar a iniciativa».
Com um total de 30 atividades divididas por todo o concelho, este projeto, que começou no inicio desta semana e termina no dia 11 de agosto, envolve oito entidades, desde «IPSS, juntas de freguesia até às várias áreas do Município». O contacto com crianças e com idosos é priorizado, sendo que as atividades serão dinamizadas sobretudo em ATL do pré-escolar, do 1.º ciclo, em lar de idosos, no castelo e ainda no gabinete de comunicação da Câmara e na Junta de Freguesia de São Bento, com o acompanhamento de um orientador. De acordo com as normas do programa, disponíveis no site do Município, cada participante será abrangido por um seguro de acidentes pessoais do Município e terá direito a uma bolsa de apoio à refeição no valor de cinco euros por dia, paga pelo Município no final do projeto, através de transferência bancária. Por fim, cada jovem terá direito a um certificado de participação no âmbito do programa.
Entidades parceiras “Férias Pro”
- Câmara Municipal de Porto de Mós
- Associação Desportiva Portomosense
- Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós
- Centro Paroquial de Assistência do Juncal
- Abrigo Familiar Casa de São José Junta de Freguesia de São Bento
- Associação de Apoio Infantil de Pedreiras
- Associação de Bem-Estar da Cruz da Légua
- Casa do Povo da Calvaria
Foto | DR