Maria Jesus, natural de Alvados, sagrou-se campeã nacional de corta-mato longo em sub-18, no passado dia 24, durante a 101.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato Longo, que decorreram em Guimarães. A atleta do AC Batalha conseguiu correr 4 000 metros em 14:43 minutos, conquistando assim o primeiro lugar no pódio nacional.
Dias depois, a’O Portomosense a atleta não escondia a satisfação de ter atingido esse título, logo na segunda vez que realizou uma prova com esta distância: «Foi, sem dúvida, uma experiência única porque já várias vezes que ambiciono ficar em primeiro lugar, também para me superar a mim mesma. Tenho trabalhado para conseguir concretizar os meus objetivos e um deles era este, ficar em primeiro lugar no pódio nacional, e estou muito feliz por ter conseguido porque tenho-me esforçado bastante e tenho treinado muito».
Para a desportista, esta prova teve um sabor especial, sobretudo depois de nas últimas provas ter terminado sempre em segundo lugar. Por isso, Maria Jesus nem queria acreditar quando rasgou a meta: «Finalmente consegui. Quando cheguei à meta ainda pensei: «Isto é mesmo possível?». À sua espera, além da família, tinha o treinador e dois colegas de equipa, que se mostraram satisfeitos com o feito que tinha acabado de atingir. Concretizado este objetivo, agora é tempo de focar nos próximos desafios, até porque, lembra, ainda tem uma «época longa pela frente».
Maria de Jesus, que até há três anos «nunca tinha praticado desporto na vida», admite que agora «já não vive» sem ele. «Vou continuar a lutar pelos meus sonhos», frisa.
Foto | DR