A aldeia da Sobreira, na freguesia de Serro Ventoso, vai receber mais uma edição do Mercadinho Rural de Natal, organizado pela Coletividade da Sobreira. Entre 6 e 8 de dezembro, este conjunto de estabelecimentos comerciais junta na localidade várias atividades e iniciativas que pretendem estimular o comércio local que, de acordo com Liliana Carvalho, proprietária da Lili Store e membro deste grupo, é «sempre muito importante».
Em declarações a’O Portomosense, a lojista explica a génese deste evento e destaca a sua evolução: «Não é a primeira vez [que se realiza o Mercadinho Rural de Natal], nós já o fazemos há alguns anos, só parámos na pandemia. Começou num lugar mais pequenino, onde tinha apenas as lojas locais, e depois, ano após anos, temos andado a investir, e com a ajuda também da Junta de Freguesia de Serro Ventoso e com a ajuda de empresas particulares que também nos dão alguns patrocínios, e principalmente com a ajuda de todos aqui da Coletividade da Sobreira, todos os anos temos evoluído um bocadinho».
Com a participação de 12 «barraquinhas», construídas em madeira pela Coletividade, onde estão instaladas várias lojas – que vendem desde produtos de artesanato, a roupa, comida e bebida e outros produtos de comércio local- o Mercadinho Rural de Natal, na Sobreira, vai ser inaugurado pelas 19 horas, seguido de uma caminhada noturna, de Pais Natais, pelas 21 horas. Na sexta-feira, o evento vai realizar-se até às 23 horas.
Depois no sábado «as barraquinhas» e outras pessoas da aldeia, que muitas vezes «abrem as suas garagens e algumas casas antigas que tinham e que vão restaurando», vão estar a funcionar a partir das 11 horas e encerrar pelas 21 horas. Pelas 15 horas está previsto um passeio de motas de Pai Natal. Entre as 17 e as 20 horas, a Tuna Académica de Rio Maior irá animar as ruas da Sobreira e à noite, pelas 21 horas, o Teatro Olaré do Grupo Amador de Teatro de Serro Ventoso, vai apresentar uma peça.
Já no domingo, que é «o dia mais conhecido» e sempre o dia onde visitam mais pessoas, a abertura será à mesma hora e são esperadas atuações de «As Comadres», e animação do grupo musical Tons da Serra. Também estarão pela rua da aldeia duas pessoas mascaradas de um panda e um galo, para animar as crianças, e uma pessoa a distribuir balões pelos mais pequenos. Ainda no domingo, último dia do Mercadinho Rural de Natal, está marcado para as 16 horas uma história de fantoches.
Liliana Carvalho admite que apesar de fazer isto pela diversão, também entende a importância que tem para a aldeia. «Dar um bocadinho também à aldeia, um bocadinho de movimento, uma vez que é uma aldeia pequenina característica da serra. É isto que todos os anos queremos passar para fora, para que as pessoas nos venham visitar», explica lojista.