Estamos em contagem decrescente para o Natal, uma das épocas mais aguardadas ao longo do ano, e os mercadinhos que se têm realizado em diversos pontos do país são prova disso mesmo. O concelho de Porto de Mós não é exceção. Também por aqui a “moda” dos mercadinhos de Natal parece que veio para ficar e já são várias as freguesias que, nesta altura do ano, adotaram este tipo de iniciativas, muito como forma de estimular o comércio local.
Além do Natal Encantado, evento organizado pela Câmara Municipal de Porto de Mós que desde 29 de novembro assentou arraiais na Praça Arménio Marques, em Porto de Mós, e termina este domingo, dia 22 de dezembro, nos últimos dias realizaram-se, em várias freguesias do concelho, outras iniciativas idênticas, embora mais pequenas. O Portomosense contabilizou, pelo menos, três em três freguesias distintas: Mira de Aire; Alqueidão da Serra e Serro Ventoso. Em todas, o comércio local esteve presente, em grande parte, através do artesanato. A animação é também apanágio destas iniciativas que dirigem muitas das suas atividades para as crianças e sempre tendo em conta a época em que nos encontramos. Uma coisa é certa: Quem tenha decidido participar num dos mercadinhos que abaixo identificamos encontrou, de certeza, muita comida, bebida e, como não podia deixar de ser, muita animação, tal como à boa maneira portuguesa.
Mira Market – Edição de Natal (Mira de Aire)
Depois de uma primeira edição que se revelou um sucesso, com uma grande adesão, o Mira Market – Edição Natal voltou ao local onde se estreou para uma segunda edição especial de Natal. O Mira Market decorreu ao longo de todo o dia, no primeiro de dezembro, na Casa da Cultura, em Mira de Aire, tendo levado, uma vez mais, o conceito de mercado criativo à freguesia. Nesta edição especial estiveram presentes 30 expositores (o dobro da primeira), muitos deles dirigidos por pequenos empreendedores que tiveram a oportunidade de mostrar o que de melhor sabem fazer.
Nesse evento, pudemos encontrar peças únicas feita à mão, desde bijuteria artesanal, artigos feitos em couro e pele, velas, peças decorativas, peças em macramé, bolos decorados, aromatizadores, trabalhos feitos em costura criativa, mantas regionais, entre outras. Paralelamente ao mercado, ao longo do dia, existiram diversas atividades, entre música ao vivo, animação, pinturas faciais, modelagem de balões, insufláveis e até um workshop de decoração de bolachas de Natal.
Mercado de Natal (Alqueidão da Serra)
No Alqueidão da Serra, a freguesia voltou a acolher, uma vez mais, entre os dias 6 a 8 de dezembro, o tradicional Mercado de Natal. A sede do Centro Cultural e Recreativo do Alqueidão da Serra foi o local escolhido para acolher a realização do evento que ao longo de três dias levou magia e animação à freguesia.
Além das barraquinhas, onde esteve presente todo o tipo de comércio tradicional, houve também música ao vivo, animação musical, workshops, pinturas faciais, brincadeiras com barro, uma encenação teatral e a chamada “hora do conto”. Além destas atividades, realizou-se também a Caminhada de Natal, iniciativa que teve a particularidade de a inscrição ser feita através da doação de um bem alimentar que reverteria a favor da Casa do Povo do Alqueidão da Serra. Outro dos requisitos desta caminhada era que todos quantos participavam tinham de levar um adereço alusivo ao Natal. Ainda no âmbito desportivo, cumpriu-se a tradicional Corrida de São Silvestre, um dos pontos altos do evento e que já vai na sua sétima edição. Outro dos momentos épicos foi a chegada do Pai Natal.
Mercadinho Rural de Natal (Serro Ventoso)
Em Serro Ventoso, mais propriamente na localidade de Sobreira, entre 6 e 8 de dezembro, também se sentiu a aproximação ao Natal. O Mercadinho Rural de Natal contou com artesanato, comércio local, animação de rua e os já conhecidos “comes e bebes”, onde não faltou o pão caseiro, o pão com chouriço e alheira, e as pizzas.
Neste evento, foi possível entrar e visitar a casa do Pai Natal e houve também um espaço onde estavam animais em exposição. Quem quisesse podia também ter a oportunidade de não só interagir com cavalos e um pónei como também montá-los, numa iniciativa da Quintinha SA.
No primeiro dia, o destaque foi para a realização da 2.ª Caminhada de Pais Natal, este ano numa versão noturna, e no segundo dia, sábado, decorreu uma atuação do Teatro Olaré, o grupo de teatro amador de Serro Ventoso. Já no domingo, houve animação de rua com “As Comadres” e foi possível assistir à atuação do grupo “Tons da Serra”. No recinto, andaram também a deambular as personagens do Panda e do Galo – figura emblemática da freguesia, em alusão ao Festival do Galo. O dia (e a iniciativa) terminou com uma história feita recorrendo a fantoches.
Fotos | DR e Isidro Bento