O ministro da Defesa, Nuno Melo, preside amanhã, 14 de agosto, em São Jorge, às comemorações do 639.º aniversário da Batalha de Aljubarrota.
Tal como é habitual, o programa comemorativo começa com missa campal junto ao monumento evocativo de D. Nuno Álvares Pereira. A cerimónia religiosa está marcada para as 10 horas. Cinquenta minutos depois há a parada com as forças militares e às 11 horas tem início a sessão solene com as intervenções do presidente da Câmara de Porto de Mós e do presidente da Fundação Batalha de Aljubarrota.
Após a também habitual evocação histórica da célebre batalha, discursa o ministro da Defesa. Segue-se a recriação histórica com os atores da Companhia Livre, e a manhã termina com uma visita guiada ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota.
À tarde, pelas 14h45, a comitiva desloca-se ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, onde junto ao túmulo de D. João I, na Capela do Fundador, será depositada uma coroa de flores e prestadas as habituais honras militares.
Às 15h30 terá início a cerimónia comemorativa do Dia do Município da Batalha no decorrer da qual serão distinguidas várias personalidades locais e haverá tempo e espaço para as intervenções, entre outros, do presidente da Câmara local e do ministro da Defesa.