Mira de Aire foi o ponto de encontro para cerca de 150 jovens da Diocese Leiria-Fátima no passado dia 23 de novembro, no âmbito do Dia Mundial da Juventude (celebrado a 24 de novembro) que se realiza todos os anos no domingo da Festa de Cristo Rei. Foi sob o mote “Aqueles que esperam no Senhor, caminham sem se cansar”, lançado pelo Papa Francisco precisamente no âmbito desta efeméride, que a Vigararia de Porto de Mós, em conjunto com o Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) de Leiria-Fátima, organizaram este evento.
«A SDPJ Leiria-Fátima iniciou este ano a celebração deste dia com a Vigararia que tinha a cruz réplica da cruz da Jornada Mundial da Juventude, que neste caso era Porto de Mós», explicou a O Portomosense Susete Cordeiro, da Vigararia de Porto de Mós e uma das organizadoras responsáveis. «A Vigararia que recebe a cruz fica com ela durante o ano e a celebração deste dia acontece na vigararia que entrega a cruz a uma próxima», esclareceu ainda.
Da programação desta tarde, que trouxe a Mira de Aire jovens de vários pontos da Diocese, fez parte um concerto da banda FCIM – vencedora do Festival Nacional da Canção de Mensagem Cristã – e depois a partilha de três testemunhos «de esperança» para reflexão, seguindo a mensagem do Papa. O encontro foi destinado a jovens a partir do 10.º ano de catequese e aberto a todos os que quisessem participar.
Além do concerto e dos testemunhos, houve ainda uma Eucaristia na Igreja de Mira de Aire. Para Susete Cordeiro, este foi um «momento positivo» que, na sua perceção, agradou os presentes. Esta «foi também uma forma de trazer ao concelho jovens que ainda não conheciam». De Porto de Mós participaram jovens de Arrimal, Mendiga, Mira de Aire e São Bento, «entre 50 a 60».
Fotos | Isidro Bento e Márcia Ferraria