Numa altura em que 98% dos europeus estão a respirar ar altamente poluído, há boas notícias para a freguesia de Mira de Aire: é lá, a par da freguesia de Santo António (Alcanena), que se respira o ar menos poluído de toda a Estremadura Litoral.
Os dados são do jornal britânico The Guardian, que estima uma média de 5 a 6 microgramas de PM2.5 (ou partículas finas, com menos de 2,5 micrómetros de diâmetro) por metro cúbico, tendo em conta o período 2000-2019, o que está alinhado com os limites dos valores de poluição recomendados pela Organização Mundial de Saúde.
As restantes freguesias do concelho apontam todas médias de 6 a 7.5 microgramas de PM2.5 por metro cúbico, à imagem do panorama geral do país – a verdade é que, para encontrarmos a freguesia mais próxima a cumprir estes parâmetros, temos de percorrer mais de 100 quilómetros até chegar à União de Freguesias de Ermida e Figueiredo (Sertã).
Como seria de esperar, as Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto são as que apresentam um cenário mais negro, com a maioria das freguesias a ficarem entre 10 e 12 microgramas.
Foto| Bruno Fidalgo Sousa