Na freguesia de São Bento, foi inaugurado, ao início da tarde de domingo, dia 20, o Miradouro da Azelha, um espaço onde é possível ter uma vista privilegiada para a serra e observar os famosos muros de pedra seca, um dos maiores símbolos daquele território. Localizado junto à estrada que liga Chão das Pias a São Bento, o Miradouro da Azelha dispõe de um parque de merendas e de uma churrasqueira. No espaço está ainda presente uma placa evocativa, inaugurada em 2014, com o objetivo de homenagear a comunidade de São Bento espalhada pelo mundo, onde estão indicados os 14 países onde se fixaram, assim como a distância entre a freguesia e os vários locais de destino. Existe ainda uma árvore, em ferro, onde é possível ler a seguinte mensagem: “Crie o seu laço com São Bento”.
Após o tradicional momento de descerramento da placa, o presidente da Junta de Freguesia de São Bento, Luís Ferraria, destacou a beleza da obra, agora concluída. «Acho que ficou muito engraçado e bonito. Houve aqui algumas alterações desde que nós tomámos o executivo, nomeadamente aumentámos um metro para cima para ficar rente à estrada», revelou. Luís Ferraria agradeceu a presença de todos na cerimónia de inauguração e terminou o seu discurso deixando uma promessa: «Há de haver continuação».
Por sua vez, o presidente da Câmara, Jorge Vala, enalteceu o trabalho desenvolvido pelo atual executivo da Junta de Freguesia – eleito no ano passado –, que soube «pegar no projeto» do anterior executivo e lhe deu continuidade: «É para isso que nós servimos, para dar continuidade aos projetos, não é para acabar com eles porque foram feitos por outros», considerou. O autarca revelou ainda que a conclusão da obra só foi possível com o «apoio significativo» da Câmara, através dos contratos interadministrativos. «É para isso que eles servem, para apoiar as iniciativas locais das freguesias», sublinhou.
Assumindo que é prioridade do Município «reforçar a questão da visitação» do concelho, Jorge Vala explicou ainda que este é um projeto «que não é único» porque «se insere num conjunto de outros projetos», onde se inclui o Miradouro do Chão das Pias e a zona de contemplação a construir junto às Grutas de Alvados. O autarca espera agora que as pessoas possam usufruir «desta magnífica paisagem» e deixou ainda uma crítica, embora subtil, ao facto de, muitas vezes, os espaços só serem valorizados por pessoas que não pertençam a esses locais. «Muitas vezes esquecemo-nos da sua importância e só os de fora é que dão valor», afirma. O presidente da Câmara terminou o seu discurso desejando que, «daqui para a frente», o espaço seja «mantido, preservado e usufruído», quer pela população do concelho, quer pelas pessoas de fora.
Fotos | Jéssica Silva