Está a decorrer, até ao dia 8 de janeiro de 2023, a campanha Presentes à Mesa, iniciativa solidária, desenvolvida pela Missão Continente, que visa apoiar 328 instituições em todo o país, «uma por cada loja Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia do distrito [de Leiria], na luta contra a fome e ajuda aos cidadãos em situação desprotegida», explica a empresa em comunicado enviado às redações, esclarecendo que, entre outros critérios, as instituições foram selecionadas pelas lojas, tendo em conta a parceria já existente com a Missão Continente. Do total das instituições apoiadas por esta campanha, 14 são do distrito de Leiria, onde se insere a Casa do Povo da Calvaria de Cima (a única do concelho de Porto de Mós). «Neste Natal, cujo espírito é de união e comunhão, queremos todos Presentes à Mesa, para garantir que as famílias conseguem ter uma mesa repleta do que é essencial», explica Nádia Reis, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente, citada no comunicado, lembrando que há 20 anos que a Missão Continente procura contribuir para «o bem-estar da população».
Todas as pessoas podem aderir à campanha, através da compra de vales solidários de um e cinco euros nas lojas Continente e online, onde está a decorrer esta iniciativa. «Do valor angariado por cada loja será doado 50% para a Rede de Emergência Alimentar (REA) e 50% para a instituição local apoiada pela loja», esclarece a Missão Continente. Para além da compra de vales solidários, os portugueses podem também ajudar através de transferência bancária para o IBAN PT50 0010 0000 3642 8270 002 25 (aplicável em transferências bancárias SEPA/imediatas); transferência bancária para o NIB 0010 0000 3642 8270 002 25 (aplicável em transferências via ATM); chamadas de valor acrescentado para o número 761 10 10 10; transferência via MBWay para o contacto telefónico 937 07 07 07.
Para sustentar a pertinência desta campanha, a Missão Continente recorre a duas conclusões retiradas do relatório III Grande Inquérito Nacional de Sustentabilidade da Missão Continente e do ICS-ULisboa que confirmou que «1/3 dos cidadãos se sente pessimista em relação ao acesso e qualidade da alimentação e mais de metade (51%) tem dúvidas sobre a capacidade de suportar os custos domésticos nos próximos anos», o que, considera a empresa, é «sintomático da situação frágil que se instaurou no país e que afeta cada vez mais pessoas».
Esta nova campanha solidária do Continente junta-se à, já existente, Rede de Emergência Alimentar, dinamizada pelos Bancos Alimentares, que tem como missão apoiar milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade. Presentes à Mesa conta com o apoio, enquanto parceiros, da Federação Portuguesa de Futebol, da Associação Portuguesa de Nutrição e da Escola Nacional de Saúde Pública.