A Netflix vai gravar um filme de fantasia e ambiente medieval, intitulado Damsel (Donzela), e escolheu o Mosteiro da Batalha, o Convento de Cristo, em Tomar, e a vila de Sortelha, na Guarda, como “palco” para as gravações, que vão decorrer entre 19 de maio e 2 de junho. Segundo anunciou a Netflix, a atriz Millie Bobby Brown, que participou na série Stranger Things e no filme Enola Holmes, será a produtora executiva e também protagonista. O filme conta com a realização de Juan Carlos Fresnadillo, com argumento de Dan Mazeau.

O Portomosense esteva à conversa com o presidente da Câmara da Batalha, Raul Castro, que falou sobre a importância desta ação para o concelho. Segundo o autarca, estas filmagens «mexem com a economia local, toda a hotelaria, toda a restauração», pois pelo facto de algumas cenas se passarem no Mosteiro, ao serem depois emitidas pela Netflix «vão correr o mundo, obviamente, portanto também se trata de uma forma de promover o concelho da Batalha e o próprio Mosteiro». Raul Castro mencionou também que «será sempre bem-vindo, este ou qualquer outro projeto que venha a acontecer» no município e que contribua, de forma positiva, para a promoção da Batalha.

A produção lançou castings para quem tivesse interesse em participar como figurante. As inscrições já terminaram na Batalha. Em Tomar, as candidaturas iriam decorrer durante este fim de semana, mas devido à enorme adesão, foram encerradas, segundo divulgou o Município de Tomar na sua página de Facebook.

Com Rita Santos Batista

Revisão | Catarina Correia Martins