O Município da Batalha lançou no passado dia 15 de julho, «um concurso público para a aquisição de estudos, pareceres e projetos», destinados à futura Zona Industrial de São Mamede Norte, um investimento com um «preço base de 140 mil euros».
Citado na nota de imprensa da autarquia, o vereador das Obras Municipais e vice-presidente do Município da Batalha, Nuno Almeida, afirma que «é do conhecimento geral a escassez de espaços com infraestruturas adequadas para acolher mais atividade industrial e empresarial no concelho da Batalha, particularmente na freguesia de São Mamede». Por isso, considera que «a criação da Zona Industrial de São Mamede Norte é essencial para responder à crescente procura de terrenos destinados à instalação de novas unidades industriais e de outras atividades económicas».
«A futura área empresarial pretende assegurar uma ocupação planeada e sustentável do território», criando «condições para a instalação e relocalização de empresas», assegurando as «infraestruturas necessárias ao desenvolvimento da atividade económica, a salvaguarda da estrutura biofísica e do sistema aquífero», declara ainda o Município. O projeto tira ainda partido da «proximidade ao nó de acesso da A1 e à proposta via de ligação ao IC9», acrescenta.
Projeto será desenvolvido em duas fases
Segundo a Câmara Municipal da Batalha, o caderno de encargos prevê duas etapas de execução. A primeira inclui a «elaboração do programa preliminar para uma área de cerca de 117 hectares, incluindo a memória descritiva, o levantamento topográfico e desenho urbano». A segunda «corresponde ao desenvolvimento do projeto da zona industrial», desde o «programa base, o estudo prévio, o anteprojeto, o projeto de execução», incluindo todas as «especialidades e a respetiva assistência técnica», pode ler-se na mesma nota de imprensa.
Para o vereador Nuno Almeida, este concurso representa «um passo decisivo para tornar realidade um projeto há muito identificado como prioritário para o desenvolvimento do concelho». O autarca acrescenta que a futura Zona Industrial de São Mamede Norte permitirá «criar condições para atrair investimento, apoiar o crescimento das empresas já instaladas, gerar emprego qualificado e reforçar a competitividade da economia local, sempre numa lógica de ordenamento sustentável e de valorização do território».
Foto | DR



