Na última reunião de Câmara pública, a 2 de dezembro, o executivo aprovou por unanimidade o apoio ao associativismo desportivo do concelho de Porto de Mós, destinado aos escalões de formação. O vereador do Desporto, Eduardo Amaral, explicou que este apoio dividir-se-á em duas fases, sendo esta «a de arranque»: «É a fase inicial, onde damos apoio aos clubes que fizeram inscrições dos seus atletas nas respetivas modalidades e, por isso, têm direito a este financiamento por parte do Município». «Depois desta fase de arranque, virá a segunda fase, de desenvolvimento», esclareceu ainda. Nesta altura o apoio vai ser dado «em função do número de atletas que cada clube inscreve, que é depois verificado mediante os documentos que as respetivas federações enviam para o Município, a partir daí é feito o cálculo final», revelou. Vai ser atribuído um valor total de 9 075 euros a dividir por 10 clubes: Associação Desportiva Portomosense (1 185 euros); Condestável Atlético Clube (645 euros); Grupo Recreativo e Desportivo de Serro Ventoso (372,50 euros); União Recreativa e Desportiva Juncalense (2 072,50 euros); Clube Shenlong – Martial Arts (700 euros); Judo Clube Juncal (700 euros); União Recreativa Mirense (582,50 euros); Associação Recreativa Cultural e Desportiva da Mendiga (817,50 euros); Centro Cultural e Recreativo de Alqueidão da Serra (600 euros) e Grupo Desportivo de Pedreiras (1 400 euros).
Esta é uma forma, considera o também vice-presidente, de «dar oportunidade aos jovens para que possam ter um trabalho de qualidade». Eduardo Amaral frisou ainda que isto «não é simplesmente dar dinheiro ao clubes por si só, é sim para que os clubes possam e tenham treinadores qualificados que trabalhem melhor estes jovens». «Sabemos que os clubes podem continuar a inscrever os seus atletas e é sobretudo isso que queremos», afirmou ainda o vereador, acreditando que estes apoios são também um incentivo nesse sentido.
Eduardo Amaral adiantou ainda «alguns dados interessantes» sobre a prática desportiva no concelho. «Estamos na ordem dos 600 atletas federados, temos 10 clubes com atividade desportiva regular e cerca de 35 escalões de formação a funcionar no seu pleno», detalhou. Atualmente «o clube com mais atletas» é a União Recreativa e Desportiva Juncalense «com cerca de 113 atletas em duas modalidades federadas». «Grande parte dos clubes» dedicam-se «ao futsal», salientou ainda o vice-presidente, que encontrou no «voleibol, karaté e judo» as exceções, embora «esporádicas».
Com Jéssica Silva