Início » Muros de Pedra Seca nas meias-finais das “7 Maravilhas da Cultura Popular”

Muros de Pedra Seca nas meias-finais das “7 Maravilhas da Cultura Popular”

23 Julho 2020
Jéssica Moás de Sá

Texto

Partilhar

Jéssica Moás de Sá

23 Jul, 2020

Os Muros de Pedra Seca vão representar Porto de Mós e o distrito de Leiria nas meias-finais do concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular depois de terem sido eleitos através do voto do público. Os resultados foram divulgados esta segunda-feira, 20 de julho, no final de um programa, realizado pela RTP, a partir da Batalha. Ao nosso jornal, o presidente da Câmara de Porto de Mós, Jorge Vala, disse estar «orgulhoso, satisfeito e grato» por ultrapassar esta fase do concurso.

Esta é «uma homenagem aos que transformaram a terra árida em terra arável, em terra de sobrevivência», frisa. Jorge Vala faz questão de afirmar que esta vitória não é apenas do concelho de Porto de Mós e que apesar de ter partido dele a candidatura, há muitas pessoas envolvidas: «Acho que devemos considerar esta uma candidatura supramunicipal, abrange todo o território do Maciço Calcário Estremenho, preferencialmente nas Serras de Aire e Candeeiros e suas gentes, é uma candidatura que afirma a cultura de um povo, uma forma ancestral de trabalhar a terra e também a vivência das pessoas que lidaram durante séculos com a inospidade da região». O presidente destaca também que houve um apoio global de todos, começando «pelas juntas de freguesia, todas se associaram a este processo e de outros concelhos que não hesitaram em dar apoio a esta candidatura, onde se incluem os presidentes de Câmara dos concelhos do Parque Natural mas também das Terras de Sicó».

O autarca lembrou ainda que este é um «património invulgar» que «deve ser preservado como uma marca identitária do território e deve ser trazido à memória como um fator de sobrevivência da população que hoje vive melhor, mas tem nele o seu modo de vida e faz parte do seu habitat». Foi precisamente o facto dos muros serem uma marca identitária que levou à união da população em torno desta candidatura, acredita Jorge Vala, que vê nesta união um fator de coesão: «Quando promovemos ações que são identitárias, isso afirma a coesão do território e social. Em torno desta candidatura verificámos que as pessoas se unem para num corpo só levar mais longe o orgulho de ser de Porto de Mós».

Até à final, no dia 5 de setembro, os Muros de Pedra Seca vão ter de passar por mais uma votação, que se realiza na última semana de agosto. O presidente mostra-se confiante e admite que existe já «um planeamento» para a promoção dos muros. Jorge Vala garante que tudo se fará para chegar à final, no entanto, refere, que caso os Muros de Pedra Seca não fiquem entre os sete finalistas, «não é o fim do mundo». «O nosso principal objetivo está ultrapassado: era este, podermos dar dimensão nacional não só ao concelho de Porto de Mós, mas também aos muros de pedra e à região».

Madrinha dos muros traz a tónica da sustentabilidade

Uma das mais-valias que Jorge Vala destacou nesta candidatura foi a dimensão da sustentabilidade, também evocada pela madrinha dos Muros de Pedra Seca, Guta Moura Guedes: «Num tempo de crise, os muros são um exemplo de sustentabilidade porque a pedra é natural e é fator de limpeza das terras». Guta Moura Guedes é madrinha desta candidatura assente num objetivo claro do Município, refere Jorge Vala: «Foi uma sugestão que a ASSIMAGRA nos deu porque nós entendemos que devíamos projetar esta candidatura além fronteiras. [A madrinha] tem um reconhecimento nacional e internacional nos meios da cultura e da arquitetura». Guta Moura Guedes é presidente da ExperimentaDesign, curadora e designer estratégica. Em Porto de Mós promoveu durante seis meses «a exposição Primeira Pedra», um «privilégio», segundo Jorge Vala, que concentrou os «mais reconhecidos arquitetos e designers do mundo». Guta Moura Guedes «tem uma ligação muito forte a este território, precisamente por via da ligação que tem à ASSIMAGRA mas também ao Maciço Calcário», conclui.

Jéssica Moás de Sá | texto
Jéssica Silva

Publicidade

Este espaço pode ser seu.
Publicidade 300px*600px
Half-Page

Primeira Página

Em Destaque