A toponímia esteve em destaque na última reunião camarária pública, nas Pedreiras, precisamente para onde se vai estender a Área de Localização Empresarial (ALE) de Porto de Mós num futuro próximo. ALE essa cujos ruas vão ter nomes «de aves que sejam nativas do território» portomosense, o que está atualmente a ser concretizado («estamos a dar nome a todas as ruas e praças desta primeira fase de ampliação da ALE, no segundo momento serão definidos os restantes nomes», diz Jorge Vala).
A título de exemplo, em julho de 2022 foi decidido que a primeira rua sob a nova designação é a Rua Petinha dos Campos, ave a que se chama comummente de “cotovia”.
Uma decisão que pretende também corrigir alguns problemas que se têm levantado junto do serviço postal: neste caso, chegou ao executivo o alerta de que existem duas Ruas do Norte, uma na ALE, outra na freguesia de Porto de Mós, o que tem levado ao extravio de correio. A mesma situação pode vir a ocorrer quando a ALE se estender então às Pedreiras, já que ambos os polos da ALE teriam uma Rua Principal. «Num primeiro momento, ficará Antiga Rua Principal e Antiga Rua do Norte, mas serão atribuídas novas designações por forma a dar resposta também a esta incoerência que existe, que é na mesma freguesia existirem dois nomes de ruas iguais», explicou o autarca, frisando que agora se quer «evitar que haja nomes de aves noutras ruas que não apenas nas ruas da ALE de Porto de Mós».