Desde que reabriu ao público, em julho de 2022, o Posto de Turismo de Porto de Mós já recebeu a visita de 864 pessoas, a «grande maioria» portugueses, seguindo-se turistas de países como França, Espanha, Reino Unido, Brasil e Alemanha. Em termos de visitas, a faixa etária que mais frequentou o renovado espaço é a que se situa entre os 26 e os 45 anos (46%), seguindo-se a que vai dos 46 aos 65 (29%). Estes dados foram divulgados pelo vereador do Turismo, Eduardo Amaral, em reunião do executivo, durante a qual apresentou os resultados do «inquérito de satisfação às visitas do concelho», que está a decorrer «em todas as instalações que fornecem este tipo de serviço», desde alojamento a restauração. Eduardo Amaral explicou como é que este inquérito funciona: «As pessoas respondem através de um código QR, que foi colocado nas várias infraestruturas, e as respostas são depois registadas e partilhadas com os parceiros do Município, nomeadamente restauração e dormidas, para que possam saber o que as pessoas pensam», disse.
«Quem preenche este inquérito?» é a primeira pergunta a que o Município procura ter resposta através do questionário. Sabe-se agora que são as mulheres (63%) quem mais responde às questões colocadas, sendo que os homens apenas representam 37% das respostas. «A faixa etária que mais nos procura é entre os 26 e os 45 anos», refere Eduardo Amaral. «Como é que as pessoas chegam até nós?» é outra das dúvidas para a qual se pretende encontrar resposta. Grande parte chega pelas redes sociais (26%), outros pelos operadores turísticos (21%), outros por canais de comunicação (21%), alguns pelas agências de viagens online (5%) e os restantes através da partilha de amigos ou familiares, especificou o vereador.
“Top 5” da procura
Os locais mais procurados no concelho de Porto de Mós são «o Castelo, as Grutas de Mira de Aire e de Santo António, a Fórnea, o Miradouro do Chão das Pias e as Lagoas do Arrimal», tendo em conta os resultados saídos do inquérito, divulgados por Eduardo Amaral. Em termos de avaliação final, os turistas que visitaram o concelho atribuíram «a pontuação de 9,4 numa escala de 0 a 10 estrelas» ao concelho de Porto de Mós, o que o vereador considera ser «extremamente gratificante».
Foto | Jéssica Silva