Já se perguntou quanto tempo levaria, a passo de corrida, desde a Praça da República de Porto de Mós até às Grutas de Santo António, em Alvados? Em 1996 os atletas Aires Sousa e Margarida Pinto responderam da melhor forma ao completarem o trajeto dos 17KM Porto de Mós – Serra de Aire em 1h00m01s e 1h17m01s, respetivamente, fixando, assim, marcas recorde que ao longo dos anos têm vindo a ser perseguidas pelos atletas que se inscrevem nesta dura prova de 17.153 metros de distância e aproximadamente 600 metros de desnível positivo.
Promovida pela Associação Porto de Mós a Correr e pela Câmara Municipal, esta competição integrou ainda, este ano, o Campeonato Distrital de Rampa, destinado apenas aos atletas filiados na Associação Distrital de Atletismo de Leiria (ADAL). No total, foram 163 os corredores que se aventuraram num trajeto caracterizado pela sua dificuldade técnica, que advém sobretudo das suas muitas subidas e parcas descidas.
O grande destaque desta 31.ª edição foi precisamente a atleta Patrícia Carreira (Clube Desportivo de Espite), que com a sua prestação (1h16m18s169 cronometrados) acabou por bater um recorde que perdurava há já 28 anos. Atrás de Patrícia Carreira na geral feminina ficaram ainda Ana Bonifácio (C.P.R. A-do-Barbas) e Renata Gonçalves (EDV – Viana Trail).
Por seu turno, na vertente masculina Ricardo Fonseca (Thomar Athletics) foi o grande vencedor da geral, sagrando-se bicampeão da prova com um tempo de 1h02m16s771. A acompanhá-lo no top3 ficaram, por esta ordem, Bruno Paixão (Beja Atlético Clube) e Tiago Pereira (FC Penafiel).
Também no Campeonato Distrital de Rampa estiveram em evidência os campeões Pedro Venâncio (G.A.Caranguejeira) e Ana Bonifácio (C.P.R. A-do-Barbas) e, no troféu destinado aos melhores atletas portomosenses, brilharam ainda Vital Sousa (CCRD Arrimal/Morcegos) e Patrícia Rodrigues (ARCD Mendiga).
O traçado iniciou-se pelas 10 horas da manhã, daquela Sexta-Feira Santa, na Praça da República, tendo depois seguido por Avenida da Liberdade, Rossio, E.N. 243, Rio Alcaide, Livramento, Alcaria, C.M. 1269, Barrenta, C.M. 1270, Alto de Alvados, Grutas de Alvados, Serra de Santo António e, por fim, Grutas de Santo António.
Fotos | Luís Vieira Cruz