O concelho de Porto de Mós viu distinguidas 34 empresas como PME Líder pela Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. (IAPMEI), referente ao ano de 2022, lista que conta com menos seis empresas do concelho que em 2021, voltando a aproximar-se das 33 galardoadas de 2020 e seguindo a tendência nacional. Destas 34, 29 são renovações e há 5 novas entradas: Betodesliza; Articimentos.; Fersilar; Lifetex e Metamaco. Por outro lado, empresas como as Grutas de Mira de Aire, a Scorpio ou a Val do Sol perderam a classificação.
As 34 companhias obtiveram resultados líquidos globais a rondar os 19,3 milhões, com uma faturação total de cerca de 183,7 milhões de euros e exportações a rondar os 38,3 milhões. O principal setor das micro, pequenas e médias empresas agora distinguidas é a indústria, cerca de 70% das companhias, atividade que, a nível da Região Centro, fica-se pelos 34%. De referir ainda que o concelho de Porto de Mós não viu nenhuma micro empresa classificada, ao contrário do ano anterior.
Leiria é o quinto distrito do país onde mais PME Líder estão registadas, com 7,6% do total das empresas distinguidas a nível nacional (775, quando tinha 857 no ano transato), logo a seguir a Porto (19,4%), Lisboa (18,0%), Braga (11%) e Aveiro (10,1%). É a indústria novamente o setor em destaque, com 37,9% das empresas, seguido do comércio, com 30,6%. Um oposto do padrão nacional, onde o comércio (36%) prevalece face à indústria (25,3%) entre as 10 239 empresas condecoradas, que também baixaram, face às 11 218 da edição de 2021. De acordo com o site do IAPMEI, «estas empresas tiveram um volume de negócios superior a 45 mil milhões de euros, exportações de 8 mil milhões de euros e são responsáveis por cerca de 327 mil de postos de trabalho», com «taxas de crescimento das vendas e das exportações de 17,8% e 22,2%, respetivamente».
O estatuto PME Líder, segundo o site oficial do IAPMEI, foi lançado por este organismo em 2008, com o objetivo de distinguir as empresas que apresentem os melhores desempenhos económico-financeiros, «conferindo-lhes notoriedade e criando-lhes condições otimizadas de financiamento».