Início » O balanço dos eventos com “selo” Team Ribeirense BTT

O balanço dos eventos com “selo” Team Ribeirense BTT

23 Março 2023
Jéssica Moás de Sá

Texto

Partilhar

Jéssica Moás de Sá

23 Mar, 2023

Num fim de semana em que o Clube Desportivo Ribeirense celebrou 47 anos de vida, com um programa que se estendeu pelos dias 10, 11 e 12 de março, também o Team Ribeirense BTT (secção do clube) dinamizou dois eventos no dia 12, um deles já na sua terceira edição: o Encontro de Escolas de Ciclismo. «Tivemos muito mais garotos neste encontro do que é habitual, normalmente nos encontros em que participamos estão à volta de 130 a 140 miúdos, desta vez tivemos 220, não estávamos à espera, foi surpreendente», frisou a O Portomosense o diretor de prova e treinador da equipa, Valter Leirião. O facto de ter conseguido atrair tantas escolas e miúdos está, na opinião do responsável, ligado a três fatores principais: «O encontro está bem organizado, as pessoas já conhecem a nossa terra e há mais crianças a praticar ciclismo BTT», considera.

Se a manhã foi dedicada aos miúdos, a tarde foi para os graúdos, com o Troféu XCO – 1.º XCO C.D. Ribeirense, uma prova a contar não só para o Troféu Regional de Santarém como para o Troféu BTT de Porto de Mós. Também esta competição «superou» as expetativas traçadas pelo clube em termos de participantes, uma «vez que o cross country é uma modalidade que as pessoas não praticam tanto, fazem mais passeios». A «afluência foi boa, com atletas vindos de vários pontos do país que competem no campeonato nacional. É sempre bom ter esses atletas cá», sublinha Valter Leirião. Houve apenas «dois incidentes com dois atletas que foram ao hospital», mas nada de muito grave. Destaque para a presença no evento de Sérgio Paulinho, medalha de prata de ciclismo de estrada nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004.

Os atletas estiveram divididos em 15 categorias, sendo que em algumas categorias havia apenas de um a três participantes. Nos Cadetes Femininos foi Maria Rufino (Clube Desportivo em Movimento) a vencer, já nos Juniores Femininos foi Marta Martins (Somamaratonas). Ana Fernandes (Strike Bike Team) foi a mais rápida no Elites Femininos e Inês Silva (individual) no Master30 Femininos. Já na categoria Paraciclismo, José Miranda foi o único participante em prova. Nos Cadetes Masculinos, Daniel Franco (BTTeam Sucolense) conquistou o primeiro lugar, posição conquistada por Jaime Vieira (Woodframe/Cosmati/AD Portomosense) no Master50 Masculinos. Fábio André (individual) venceu na Classe Open e Diogo Silva no Elites Masculinos. Já no Master30, o atleta do Korpo Activo/Penacova, Diogo Almeida, foi o mais rápido. Também Diogo Magalhães (AEBTT Rio/ Mr. Print) foi o mais rápido na categoria Sub23 Masculinos. Nas classificações divulgadas pela Record Pessoal estão ainda os vencedores do Juniores Masculinos – André Tinta (Róódinhas/ Master Vantagem) – e do Master40 Masculinos – Martinho Saragoça (Korpo Activo/ Penacova). Por equipas venceu a AEBTT Rio/ Mr. Print.

Além da presença de atletas ter sido positiva, também o público correspondeu em massa. «As pessoas estão a mudar um bocadinho, antes era só futebol e agora estão a virar-se também para outros desportos», referiu Valter Leirião. Além de ser bom para o desporto «é também bom para Porto de Mós» que tem nestes eventos uma forma de se promover.

Foto | Isidro Bento
Fotos | João Carlos Pereira

Publicidade

Este espaço pode ser seu.
Publicidade 300px*600px
Half-Page

Primeira Página

Em Destaque