Num fim de semana em que o Clube Desportivo Ribeirense celebrou 47 anos de vida, com um programa que se estendeu pelos dias 10, 11 e 12 de março, também o Team Ribeirense BTT (secção do clube) dinamizou dois eventos no dia 12, um deles já na sua terceira edição: o Encontro de Escolas de Ciclismo. «Tivemos muito mais garotos neste encontro do que é habitual, normalmente nos encontros em que participamos estão à volta de 130 a 140 miúdos, desta vez tivemos 220, não estávamos à espera, foi surpreendente», frisou a O Portomosense o diretor de prova e treinador da equipa, Valter Leirião. O facto de ter conseguido atrair tantas escolas e miúdos está, na opinião do responsável, ligado a três fatores principais: «O encontro está bem organizado, as pessoas já conhecem a nossa terra e há mais crianças a praticar ciclismo BTT», considera.
Se a manhã foi dedicada aos miúdos, a tarde foi para os graúdos, com o Troféu XCO – 1.º XCO C.D. Ribeirense, uma prova a contar não só para o Troféu Regional de Santarém como para o Troféu BTT de Porto de Mós. Também esta competição «superou» as expetativas traçadas pelo clube em termos de participantes, uma «vez que o cross country é uma modalidade que as pessoas não praticam tanto, fazem mais passeios». A «afluência foi boa, com atletas vindos de vários pontos do país que competem no campeonato nacional. É sempre bom ter esses atletas cá», sublinha Valter Leirião. Houve apenas «dois incidentes com dois atletas que foram ao hospital», mas nada de muito grave. Destaque para a presença no evento de Sérgio Paulinho, medalha de prata de ciclismo de estrada nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004.
Além da presença de atletas ter sido positiva, também o público correspondeu em massa. «As pessoas estão a mudar um bocadinho, antes era só futebol e agora estão a virar-se também para outros desportos», referiu Valter Leirião. Além de ser bom para o desporto «é também bom para Porto de Mós» que tem nestes eventos uma forma de se promover.
Foto | Isidro Bento
Fotos | João Carlos Pereira