O Grande Trail Secreto (G.T.S) do Grupo Recreativo da Corredoura está de regresso a 24 de setembro. Os primeiros passos no sentido de tornar o G.T.S num eco-evento estão a ser dados, mas esta não é a única novidade da 3.ª edição do evento desportivo. A juntar aos habituais trails de curta (16 quilómetros) e longa distância (33 quilómetros), haverá também uma caminhada, com a distância de aproximadamente 12 quilómetros. João Meneses faz parte da organização da prova e justifica a nova aposta do Grande Trail Secreto, de forma a incluir também os iniciantes. «Este ano temos pela primeira vez a caminhada, para quem se quiser iniciar no trail, podendo fazer a velocidade que quiser». Ao nível da sustentabilidade, João Meneses explica como é possível aliar a natureza ao desporto e o que está já a ser feito nesse sentido: «Estamos a tentar reduzir em tudo o que são os nossos consumíveis e estamos a tentar fomentar que as pessoas venham em boleias partilhadas». Associada a este movimento está a empresa Coelho da Silva, «que vai oferecer uma árvore, no final, a cada atleta», acrescenta. Este é o primeiro passo no sentido da responsabilidade ambiental deste evento, no entanto o objetivo será melhorar ano após ano com a «implementação de pequenas medidas que contribuam para a sustentabilidade do trail», sublinha.
Embora continue a ser apelidado de secreto, João Meneses admite que «atualmente o trail não é tão escondido como era antigamente» e o percurso acaba por ser desvendado na semana do evento. Agora, com novas ferramentas disponíveis, os atletas acabam por ter acesso ao percurso inserido no parque natural da Serra de Aire e Candeeiros, através de um guia digital. «Nós partilhamos com os atletas, dias antes do evento, um ficheiro que pode ir no relógio deles, guiando-os digitalmente», esclarece. Depois do esforço vem a recompensa e no final da prova os atletas poderão usufruir de uma tarde de convívio e de lazer com DJ e «algumas surpresas» nas Piscinas Municipais de Porto de Mós, onde haverá «também refeições ligeiras», avançou o organizador.
Os atletas que se destacarem nas provas de curta e longa distância serão ainda premiados, individualmente, em função da classificação geral e em função dos escalões. Cada um destes prémios será entregue a três atletas masculinos e femininos em cada uma das provas. Para além dos individuais, existem ainda os prémios coletivos, que serão atribuídos às três equipas com a melhor soma de tempos dos seus primeiros três atletas, independentemente do género ou escalão, na prova longa e curta.
Recorde-se que o Grande Trail Secreto da Corredoura nasceu na pandemia, através de uma plataforma virtual, altura em que contou com 250 atletas. À data do fecho desta edição (13 de Setembro) estavam inscritos 300 atletas, o que significa objetivo cumprido: «O nosso objetivo era bater o número máximo que tivemos durante a pandemia», revela. Este evento, à semelhança de outros desta natureza, procuram também «trazer mais pessoas para o concelho, dando-lhes a oportunidade de usufruírem dos seus espaços e das atividades que oferece», avança João Meneses.
Os horários e outras informações relativas ao programa do G.T.S podem ser consultados online na página da Recorde Pessoal.