A tasquinha da Associação Desportiva Portomosense (ADP) ganhou este ano o concurso da Melhor Decoração, inserido nas Festas de São Pedro, o que lhe valeu o valor monetário de 150 euros. Também o Centro Cultural Recreativo Dom Fuas e o Clube Desportivo Ribeirense foram distinguidos na prova, com o 2.º e 3.º lugares, respetivamente, que lhes valeu um diploma de reconhecimento.
Feita com materiais reciclados, pintados e enfeitados pelas crianças, a tasquinha da ADP seguiu o tema da solidariedade, respeitando a temática escolhida para esta edição do certame. Toda a decoração da tasca ficou ao «critério das várias pessoas» da associação, avançou o presidente da ADP, Nuno Moreira da Silva, que disse ainda concordar com a importância da temática escolhida para este evento. Na opinião do presidente «as pessoas são cada vez menos solidárias, daí a importância destas iniciativas. Nuno Moreira da Silva parabenizou todos os que se empenharam na decoração da tasquinha, mostrando-se satisfeito pelo primeiro prémio, «nunca antes ganho pela ADP».
A avaliação foi feita pelas associações representadas no evento e ainda pelo júri composto por um representante do Fundo Social, pelo vice-presidente do executivo municipal, por um membro da equipa de comunicação e por um designer da Câmara.
Da direção do Fundo Social, a secretária Virgínia Coelho considera que o empenho das tasquinhas na decoração não é «levado muito a sério», uma vez que, «no meio de tanto trabalho, resta-lhes pouco tempo para tratar da estética da tasquinha». Virgínia Coelho diz ainda que o facto deste ano o tema ter sido «mais ambíguo», acabou por «dificultar o trabalho ao nível da decoração».
Um estímulo, para os próximo anos, poderá assim passar por «aumentar o valor do prémio, neste concurso», motivando a que haja uma preocupação acrescida de cada tasquinha pela sua decoração.
Foto | Rita Santos Batista