Início » Orçamento Participativo de São Bento já tem interessados em candidatar projetos

Orçamento Participativo de São Bento já tem interessados em candidatar projetos

13 Dezembro 2022
Jéssica Silva

Texto

Partilhar

Jéssica Silva

13 Dez, 2022

A Junta de Freguesia de São Bento promoveu, no dia 24, uma sessão de esclarecimento sobre o Orçamento Participativo de São Bento (OPSB), uma ideia inovadora para uma freguesia do concelho de Porto de Mós e que lhe demos a conhecer na edição 983 deste jornal. Para a concretização do projeto vencedor, será atribuído um valor de 4 950 euros. A iniciativa só arranca em janeiro, mas já várias pessoas manifestaram interesse em apresentar projetos, segundo revela Mónica Jorge, coordenadora da Comissão de Acompanhamento do OPSB, recentemente criada com o objetivo de acompanhar todo o processo. Essa intenção não se refletiu, contudo, no número de presentes na sessão de esclarecimento com a adesão a «não ter sido muito grande» e na qual marcaram presença «apenas três pessoas». Mónica Jorge tenta encontrar uma justificação para este fracasso: «Foi à noite e as pessoas não querem sair de casa… Imagino que seja por isso. As pessoas também não gostam muito de se expor», diz. Esta é uma tendência que, acredita, irá mudar quando for a apresentação das candidaturas.

Durante a sessão, o público pôde tirar várias dúvidas «nomeadamente qual a melhor forma de apresentar o projeto, se é bom ter um orçamento, quem é que depois vai seguir a obra», dá como exemplo a também tesoureira da Junta de Freguesia, considerando que todas as questões ficaram «esclarecidas». Das três pessoas que quiseram marcar presença, duas foram precisamente cidadãos que mostraram vontade de candidatar propostas, uma preferiu «não dizer» qual o projeto que tem em mente e a outra, sem querer entrar em grandes pormenores, divulgou apenas que a sua ideia estará relacionada com «a requalificação de algo no centro» da freguesia.

Como participar?

Segundo o regulamento, para participarem no OPSB são elegíveis «todos os cidadãos, maiores de 18 anos, residentes e eleitores da freguesia de São Bento», assim como as «pessoas coletivas sem fins lucrativos enquadradas no artigo 4º da Lei nº 30/2013 de 8 de maio e tenham a sua sede na freguesia». As pessoas podem apresentar as propostas de duas formas: preenchendo um formulário que se encontra no site da Junta ou fazendo a inscrição diretamente na sede. No caso de as pessoas que querem candidatar um projeto via digital, estas devem aceder ao seguinte endereço www.freguesiadesaobento.pt e, no topo da página, onde se lê “Freguesia” selecionam a parte que diz “Orçamento Participativo” e será aí onde encontram o Formulário Para Submissão de Proposta, para além de outros documentos informativos como o regulamento e as normas. Depois de preenchido, o formulário pode ser entregue por três vias: nas instalações da Junta de Freguesia; por correio eletrónico para info@freguesiadesaobento.pt; por correio postal dirigido à Junta de Freguesia de São Bento – Orçamento Participativo.

Publicidade

Este espaço pode ser seu.
Publicidade 300px*600px
Half-Page

Primeira Página

Em Destaque