Faleceu esta manhã o padre Joaquim Ventura, natural do Juncal, vítima de acidente de viação em Vale de Ourém, São Mamede, Batalha. Joaquim Ventura tinha 94 anos, sendo que 46 deles foram passados enquanto diretor do Colégio de São Miguel, em Fátima.
Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Leiria, o alerta para o acidente, uma colisão entre um veículo pesado de mercadorias e uma viatura ligeira na Estrada Nacional 356, chegou às autoridades às 10:13. No local estiveram 15 operacionais apoiados por sete viaturas, dos bombeiros, Instituto Nacional de Emergência Médica e GNR.
O sacerdote nasceu a 4 de fevereiro de 1929, frequentou o Seminário de Leiria e foi ordenado padre em 1952. Foi pároco em Ourém, primeiro capelão da Base Área de Monte Real e esteve em formação no Instituto Superior de Pedagogia, em Paris, antes de iniciar funções no Colégio de São Miguel em 1966, acrescentando uma visão globalista ao modo como a instituição trabalha com os seus alunos. Em 1995 foi distinguido com a atribuição da Medalha de Mérito Municipal da Câmara de Ourém, por serviços relevantes prestados à causa do concelho. Em 1997, nasce pela sua mão a Fundação Arca da Aliança, um projeto de solidariedade para todas as gerações.