Início » Para quando um Ecocentro para o concelho de Porto de Mós?

Para quando um Ecocentro para o concelho de Porto de Mós?

17 Maio 2023
Jéssica Moás de Sá

Texto

Partilhar

Jéssica Moás de Sá

17 Mai, 2023

Além dos moradores, também o presidente da Junta de Freguesia de Alqueidão da Serra, Filipe Batista, lançou a questão: «Para quando um Ecocentro para o concelho de Porto de Mós?» Foi na “sua” própria “casa” – na reunião de Câmara descentralizada que se realizou no Alqueidão da Serra – que alertou para um problema que tinha tido nesse mesmo dia. «Ainda hoje carregámos uma carrinha de resíduos que a Valorlis não aceitou, tentámos levar ao Ecocentro de Alcanadas que também não aceitou, disseram-nos que tinham de ser entregues numa empresa na Marinha Grande e que teríamos que levar uma guia. Esta empresa pediu-me 150 euros para lá deixar o material e eu ainda nem dei a autorização», contou.

Face a esta situação, o autarca questionou «o que faz o Município quando recolhe este tipo de resíduos e monos» em Porto de Mós e noutras localidades. «O presidente [da Câmara] até me disse que não queria ver no contentor da SUMA estes resíduos, que fazia queixa da Junta, até me insultou um bocado», afirmou Filipe Batista. Mas não tendo uma solução, sobretudo economicamente viável, o presidente de Junta voltou a alertar: «Tenho sensibilizado as pessoas a virem trazer aqui os resíduos, para não os deixarem no meio da serra, prefiro vê-los aqui, mas estou com um problema em mãos. Provavelmente amanhã vou ter que pagar os 150 euros porque se não, não posso usar a carrinha, mas não vou poder fazer sempre isto. Gostaria de saber se há algum ecocentro previsto ou se me dá alguma abertura para levar estes resíduos a algum lado?», voltou a interpelar.

O presidente da Câmara de Porto de Mós, Jorge Vala, explicou que o Município faz, «neste momento, a recolha dos Resíduos de Construção e Demolição (RCD) e Resíduos Verdes, através de uma chamada para a mesma linha de recolha dos Monos (244 766 077)». Ainda assim, um Ecocentro «faz parte dos planos» do Município. «No entanto, dizer-vos que o caderno de encargos da próxima entidade que vai fazer a recolha já contempla a recolha de RCD e de Verdes, além dos Bioresíduos que também vão existir». Serão, assim, «colocados contentores grandes em cada freguesia» para este tipo de resíduos.

Com Isidro Bento
Foto | Isidro Bento

Publicidade

Este espaço pode ser seu.
Publicidade 300px*600px
Half-Page

Primeira Página

Em Destaque