Chamaram à sua associação Patifes Org e querem mais iniciativas como o Distúrbio Fest, o seu evento de estreia, em Porto de Mós, de onde são naturais. Vindos da Ribeira de Baixo (casos de João Saraiva, Cristiano Vala e Rafael Santos) e das Pedreiras (Rúben Almeida), os quatro jovens portomosenses, todos músicos, criaram recentemente «uma organização de eventos multiculturais». É assim no papel, mas, na prática, dizem, na pessoa de João Saraiva, não querer rótulos. Queriam, sim, organizar um festival, e foi para isso que se propuseram a criar a Patifes Org, em fevereiro deste ano.
Estrearam-se no passado sábado, 6 de maio, com o Distúrbio Fest, que teve lugar na sede da União Recreativa e Cultural de Santo Antão (onde os organizadores praticam kickboxing), no concelho da Batalha. E, com cerca de 150 pessoas, «teve uma boa adesão», considera o ribeirense. O certame juntou combates de kickboxing ao skate, BMX e patins, com outras expressões da cultura urbana, como o graffiti e a música, havendo ainda espaço para as exposições de pintura e «uma feira para o pessoal expor os seus trabalhos e mostrar os artistas da região». Caso dos próprios: atuaram as bandas Mary’s Bean, onde Rafael Santos é baterista, e os BAD!, cujo vocalista é João Saraiva (e ainda os coletivos Fear The Lord e Besta), e Rúben Almeida, que assina os seus graffiti com o nome artístico Escória. Em cartaz estavam ainda os rappers leirienses Seidi, Guima e Benvin e o beatboxer João Fresco, tal como, acoplados à exposição de pintura e artesanato, vários artistas da região.
Para já, a ideia é fazer deste Fest um evento anual, mas há outras propostas na calha: «Temos em mente, mais para o final do ano, fazer uns concertos com duas ou três bandas, e no mesmo sítio [Santo Antão] temos uma parede enorme, então vamos convidar artistas para cada um ir lá realizar o seu trabalho», explica João Saraiva. O ribeirense menciona ainda uma hipotética colaboração com o Rodas d’Aço Motor Clube, da Tremoceira, para tentar num futuro próximo «trazer eventos ao concelho».
Foto | Metaleiro da Aldeia