A sensação de pernas pesadas provém da alteração do retorno venoso, ou seja, a dificuldade de o sangue “subir” desde as pernas até ao coração. O sangue pode acumular-se e aumentar a pressão exercida sobre as veias, dando origem a um conjunto de sintomas que vão desde sensação de peso, inchaço da perna e tornozelo. Esta condição não deve ser ignorada, pois pode revelar um problema venoso que exija tratamento, como é o caso da doença venosa crónica.
Se não for tratada, a doença venosa crónica pode evoluir e provocar dilatação das veias, alterações da pele, derrames (pequenos vasos sanguíneos que se tornam visíveis na perna, na coxa ou no tornozelo) e varizes. A situação mais grave são feridas abertas com cicatrização difícil, as úlceras.
Para reduzir o risco e evolução da doença é necessário adotar algumas medidas:
- Manter uma alimentação equilibrada rica em fibras. A prisão de ventre e o excesso de peso são fatores responsáveis pelo aumento da pressão sanguínea;
- Beber muita água;
- Exercitar as pernas: as posições prolongadas de pé ou sentada (em particular as pernas cruzadas) devem ser evitadas;
- Diminuir a exposição solar intensa, banhos quentes, depilação com cera quente e sauna;
- Passar as pernas por água fria no banho que facilita a vasoconstrição;
- Usar roupa larga e calçado confortável;
- Elevar as pernas quando está sentado durante alguns minutos;
- Dormir com os pés sobre uma almofada;
- Massajar com frequência as pernas e sempre com movimentos circulares e no sentido ascendente.
Muitas das vezes poderá ser necessário o uso de meias de compressão, que ajudam a aumentar o retorno venoso; aplicar localmente produtos específicos em forma de gel, creme ou spray; recorrer a suplementos alimentares com constituintes como a gilbardeira, extrato de videira ou castanheiro da índia para ajudar a melhoraria dos sintomas.
Em determinadas situações, após aconselhamento médico ou farmacêutico, o uso de medicamentos venotrópicos poderá ser uma opção.
Adote medidas de prevenção para aproveitar melhor o verão!