Foto: Armindo Teixeira

«No próximo dia 26 temos novamente Campeonato Nacional de Marcha em Porto de Mós», o anúncio foi feito pelo Técnico Nacional de Marcha da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Carlos Carmino, no passado dia 4, nas Pedreiras, durante um jantar promovido pelo grupo desportivo local. O responsável adiantou ainda desconhecer até quando se vai «conseguir trazer os campeonatos nacionais de Marcha a Porto de Mós», no entanto, acrescentou: «Vamos tentar que seja por mais alguns anos».

Depois de dizer que «gostava que a prova continuasse», Carmino explicou que «se alguma vez deixarmos de ter campeonato nacional em Porto de Mós», gostaria que houvesse «o Grande Prémio de Marcha das Pedreiras e assim garantir uma continuidade nas provas de marcha».

O também Técnico Regional da Associação Distrital de Atletismo de Leiria (ADAL), elogiou o trabalho desenvolvido pelo Grupo Desportivo das Pedreiras (GDP), «um clube que tem uma atuação exemplar, com muitos jovens, uma grande implantação na sociedade local e uma grande capacidade de crescimento», uma vez que «há aqui atletas com algum nível», que poderão atingir um patamar mais elevado a nível nacional e «até internacional».

Carlos Carmino referiu ainda que o GDP conta já com «mais de quatro dezenas de atletas federados, o que é muito bom», lançando um desafio para que se «conseguissem, pelo menos, 75 atletas federados até ao final da época, de modo a receber o Certificado de Bronze da FPA».

Jantar anual

Com a presença de cerca de centena e meia de pessoas, entre atletas, familiares, sócios, patrocinadores e convidados, teve lugar na passado dia 4, um jantar convívio promovido pelo GDP, contando com a presença de alguns convidados, como o presidente da Junta de Freguesia das Pedreiras, Rogério Vieira, e os responsáveis da ADAL, Mário Soares e Carlos Carmino.
Na altura própria, Renato Almeida, presidente da coletividade, deu as boas vindas aos presentes, tendo Rogério Vieira elogiado o trabalho desenvolvido pelo clube, prometendo manter o apoio da autarquia.

Foram depois apresentadas as equipas das diversas secções do clube, como Grupo de BTT Os Cabrinhas, que agora faz parte integrante do GDP, grupo de Karaté, que tem participado em diversas provas, grupo de Velhas Guardas em Futebol e os 43 atletas dos diversos escalões de atletismo que tem obtido vários êxitos, tanto a nível distrital como nacional.