A vacinação contra a Covid-19, em Porto de Mós, teve esta sexta-feira mais uma etapa simbólica.
Quase um mês depois do arranque do processo no concelho, hoje foi administrada a segunda dose da vacina a pessoas com mais de 80 anos, não residentes em lares de idosos e similares.
A ação teve lugar no Centro de Vacinação Municipal a funcionar na sede de concelho e abrangeu 96 idosos das freguesias de Porto de Mós e Alqueidão da Serra.
À conversa com o nosso jornal, várias das pessoas que receberam a segunda dose da vacina, confessaram a sua satisfação e algum alívio por estarem agora mais protegidas contra o vírus da Covid-19. Para todas foi um ano difícil, nomeadamente, por terem estado mais afastadas de alguns familiares e amigos, e por serem obrigadas a cuidados que até aqui não eram necessários, mas nenhuma delas admite ter tido verdadeiro medo. «Respeito, sim. Medo, não», dizia-nos uma senhora do alto dos seus 96 anos e com uma história pessoal de muitas dificuldades, muita luta, mas, também, muitas conquistas pessoais. Para mais esta batalha socorreu-se de todos os cuidados recomendados pelas autoridades de Saúde e do bom-senso fruto de longa experiência: «Se via alguém a aproximar-se de mim, sem máscara, ou sem ter cuidado, avisava-a logo ou era eu que me afastava. Não podemos correr riscos», dizia-nos, afirmando que a partir de agora sente-se mais segura mais vai continuar a cumprir todas as regras.
O processo de vacinação vai continuar nos próximos meses mobilizando dezenas de pessoas, entre pessoal de enfermagem e médico, funcionários da Câmara e das juntas de freguesia e bombeiros. Atualmente, há quatro centros de vacinação no concelho que são ativados, a cada momento, consoante as prioridades definidas pelas autoridades de saúde a nível do ACES Pinhal Litoral e do Centro de Saúde local.