Início » Porto de Mós é município “4 estrelas” para os jovens

Porto de Mós é município “4 estrelas” para os jovens

12 Junho 2023
Isidro Bento

Texto

Partilhar

Isidro Bento

12 Jun, 2023

O Município de Porto de Mós foi distinguido pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) com o selo e a bandeira de «Município Amigo da Juventude”, com a categoria de 4 estrelas e viu renovada a sua participação na Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude.

O selo e a bandeira foram entregues à vereadora da Juventude, Telma Cruz, no decorrer do III Encontro de Municípios Amigos da Juventude que teve lugar no dia 26 de maio no Centro Logístico de Pinhel e que contou com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, além de outros autarcas, técnicos municipais e jovens dos municípios distinguidos, num total de mais de 250 participantes.

A Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, promovida pela FNAJ, «surge como uma plataforma de contacto e compromisso do movimento associativo juvenil e do poder local, para a implementação de reais políticas de juventude, potenciadora de uma abordagem inovadora na forma de encarar as questões da participação jovem». Criada no final do ano de 2020, a plataforma «tem garantido o acesso a todos os municípios que demonstrem a vontade de serem maiores e melhores amigos da juventude. Assim, numa primeira fase basta que assumam o compromisso de serem um município com políticas amigas da Juventude e procedam à respetiva inscrição. Depois, para poderem permanecer na rede é necessário cumprirem uma série de requisitos e é também com base nisso que o município recebe mais ou menos estrelas.

A confirmação da manutenção na rede é feita de dois em dois anos, no primeiro e no terceiro ano de cada mandato autárquico. Para isso, os municípios têm de provar que têm, pelo menos, cinco de nove “mecanismos” a pensar nos jovens: Conselho Municipal da Juventude, Plano Municipal da Juventude; apoio direto ao associativismo juvenil; políticas de apoio à iniciativa jovem; Pelouro da Juventude; Divisão de Juventude com técnicos de juventude; plano de Investimento de no setor da Juventude; mecanismo/Ferramentas de cogestão e espaços para associações e projetos jovens.

O selo atribuído a Porto de Mós atesta que cumpre sete dos nove critérios.

A Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude conta com 160 municípios (entre os 308 existentes no país). Porto de Mós integra o grupo dos fundadores.

Foto | DR

Publicidade

Este espaço pode ser seu.
Publicidade 300px*600px
Half-Page

Primeira Página

Em Destaque