O concelho de Porto de Mós encontra-se classificado em 1.º lugar no distrito de Leiria, na tarifa familiar da água e em 50.º a nível nacional, revela um estudo elaborado pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN).

No Estudo comparativo dos tarifários de abastecimento de água em Portugal 2018 elaborado pela APFN, são analisados «todos os tarifários base e os tarifários familiares em vigor a 31 de dezembro de 2018, nos 308 municípios portugueses», verificando-se com isto os municípios mais amigos das famílias.

Além disso, o estudo analisa o consumo diário per capita numa média de 120 litros de água por dia, considerando as componentes variável e fixa do tarifário de abastecimento de água para consumo doméstico e cruzando os dados com os tarifários familiares de aplicação universal.

O documento apresentado tem diversos objetivos, tais como «conhecer o impacto da dimensão familiar no preço pago pela água em cada um dos 308 municípios portugueses», «conhecer o impacto do local de residência no preço pago pela água, para caracterizar como é que as famílias são penalizadas em função do município em que residem», «avaliar a eficácia dos diferentes tarifários familiares na equidade do acesso à água pelas famílias, à medida que vão tendo filhos», «democratizar o acesso à informação relacionada com o abastecimento de água em Portugal, através de uma plataforma online que permita aceder de forma expedita aos dados e resultados da análise», e «acompanhar a evolução dos índices de equidade em Portugal, através da análise comparativa dos tarifários em anos subsequentes».

Assim, no ranking nacional da equidade final, o concelho aparece em 50.º lugar, antecedido pelos concelhos de Vidigueira e Olhão, estando à frente dos concelhos de Castelo de Paiva e Castanheira de Pera. Já no ranking da equidade familiar o concelho de Porto de Mós encontra-se em 54.º, seguido dos concelhos de Loulé e Miranda do Corvo, e antecedido dos de Sátão e Felgueiras.

No ranking distrital, Porto de Mós é o 1.º classificado, como já se disse, seguido dos concelhos de Castanheira de Pera, Pedrógão Grande, Marinha Grande e Óbidos. Os concelhos de Leiria, Alcobaça e Batalha, encontram-se classificados em 6.º, 8.º e 14.º lugares, respetivamente.