A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) entregou aos seus 10 municípios, nos quais se inclui Porto de Mós, um conjunto de kits pedagógicos, no âmbito do projeto “Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Leiria”.

Estes recursos materiais destinam-se à avaliação e intervenção pedagógica e terapêutica dos alunos do ensino público obrigatório, do pré-escolar e 1.º ciclo, e vai ser utilizado pelos 37 técnicos das equipas multidisciplinares contratadas pelos municípios, para trabalharem em conjunto com os técnicos dos Agrupamentos de Escolas, nas áreas da Psicologia, Terapia da Fala, Mediação, Nutrição, professores do 1.º ciclo, Psicomotricidade e Sociologia. Os kits entregues têm diversos suportes, como jogos, livros, cadernos, fichas de atividades, cartazes, entre outros e podem ser utilizados individualmente ou de forma coletiva; por exemplo, em turmas ou conjuntos específicos de crianças.

Com este projeto a CIMRL visa contribuir para a qualidade da educação e formação dos alunos, valorizando a inclusão, a cooperação e o conhecimento, de forma articulada e integrada, com o objetivo final de aumentar o sucesso escolar e diminuir o abandono e o absentismo, através de uma metodologia de referenciação, apoio, monitorização e avaliação das crianças de todo o território que constitui a Região de Leiria.

A CIMRL é composta pelos municípios de Porto de Mós, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pêra, Pedrógão Grande, Ansião e Alvaiázere.