Início » Porto de Mós tem nova Jovem Autarca

Porto de Mós tem nova Jovem Autarca

6 Março 2023
Catarina Correia Martins

Texto

Partilhar

Catarina Correia Martins

6 Mar, 2023

Isa Ferreira, do Instituto Educativo do Juncal, foi eleita Jovem Autarca, com 158 votos. Em segundo e terceiro lugares, respetivamente, ficaram António Ismail (128) e Mariana Braizinha (107), eleitos vereadores. O grupo fica agora responsável por convidar quatro dos restantes candidatos para ocuparem o lugar de conselheiros. O “executivo”, depois de tomar posse (em data a anunciar), terá um ano de mandato e um orçamento de cinco mil euros para gerir.

O projeto Jovem Autarca, a ser desenvolvido pelo segundo ano no concelho, contou com 29 candidatos das escolas secundárias de Porto de Mós e de Mira de Aire, do Instituto Educativo do Juncal e da EB2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua. Na passada sexta-feira, dia de eleições, votaram 1 177 alunos, com idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos, a mesma faixa etária que pode candidatar-se.

No dia anterior às eleições, houve debate entre os candidatos, moderado pel’O Portomosense, na Central das Artes. No dia em que cada candidato pôde explicar melhor as duas ideias, o presidente da Câmara, Jorge Vala, fez um balanço muito positivo do mandato anterior do projeto e prometeu que, neste, seria dada aos jovens «a possibilidade de conviver mais de perto nalguns apontamentos da vida do presidente de Câmara e de todo o executivo». Jorge Vala frisou que as ideias levadas pelos alunos «são instrumentos de trabalho» para o executivo e diz ter «bem a consciência de quem é o futuro»: «É daqueles que, como vocês [dirigindo-se aos candidatos], começam a ter desperto o interesse pela vida autárquica e consequentemente pelo que é melhor para o nosso concelho», sublinhou.

O autarca disse ainda que considera que este projeto é «um instrumento importante para fixar jovens no nosso concelho». «O concelho de Porto de Mós, nas últimas duas décadas perdedor de população, está finalmente a inverter este ciclo e, assim, a garantir o futuro. A comunidade do concelho parece-me viva e, com projetos como este, parece-me garantido o sucesso», concluiu.

Publicidade

Este espaço pode ser seu.
Publicidade 300px*600px
Half-Page

Primeira Página

Em Destaque